Neurociência, música e aprendizagem

avaliação do uso de música como ferramenta para melhoria no desempenho escolar no ensino fundamental em Campos dos Goytacazes/RJ

Autores

  • Ana Carolina Borges Santos Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Esther Moura da Cruz dos Santos Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Josiane dos Santos Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Maria Clara dos Santos Fernandes Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Kerolayne de Oliveira da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Arthur Giraldi Guimarães Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Palavras-chave:

Matemática, linguagem, estruturação espaço-temporal, musicalização

Resumo

As evidências de que a música tem efeito positivo sobre a aprendizagem são seculares. Mais recentemente, inúmeros estudos experimentais publicados na literatura científica têm evidenciado isso, com a fundamentação do conhecimento neurocientífico. Esses estudos sugerem que o ensino musical, e em especial a aprendizagem de um instrumento musical, pode ser usado eficientemente para aumentar o desempenho acadêmico, especialmente quando se leva em conta certos aspectos da aprendizagem em linguagem e matemática. Existem iniciativas em diversos países, e no caso do Brasil até na forma de leis, para introduzir o ensino da música nas escolas. Entretanto, a esmagadora maioria das escolas ainda não aderiu a esta iniciativa. Portanto, o grande objetivo deste projeto é divulgar o conhecimento do processamento cerebral da música, demonstrar as evidências de que o aprendizado de instrumentos pode melhorar o aprendizado de certos aspectos da matemática e da linguagem, e convencer escolas a participarem de estudos longitudinais de desempenho e estudos experimentais com alunos. Por conta da pandemia do COVID-19, as atividades presenciais ficaram totalmente impossibilitadas. Estamos realizando os levantamentos sobre o ensino de música nas escolas de Campos, e até o momento observamos que apenas poucas escolas particulares adotam o ensino de flauta doce como disciplina formal durante um dos anos do ensino fundamental. Nas escolas municipais, de acordo com o conteúdo programático, não está incluído o ensino de música, mas ainda precisamos aprofundar este levantamento. Estamos divulgando questionários visando saber a opinião de pais, professores e alunos sobre a importância do ensino da música. E, desta forma, pretendemos ter a adesão de escolas para a participação nos estudos longitudinais e experimentais. Criamos páginas do projeto (Neuromúsica UENF) em redes sociais e estamos realizando de forma remota webinários e entrevistas com profissionais de alguma forma relacionados ao tema.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

BORGES SANTOS, A. C.; MOURA DA CRUZ DOS SANTOS, E. .; SANTOS SILVA, J. dos; SANTOS FERNANDES, M. C. dos; OLIVEIRA DA SILVA, K. de; GIRALDI GUIMARÃES, A. . Neurociência, música e aprendizagem: avaliação do uso de música como ferramenta para melhoria no desempenho escolar no ensino fundamental em Campos dos Goytacazes/RJ. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/823. Acesso em: 19 abr. 2024.