Educação geográfica, meio ambiente, cidade e cidadania
primeiros passos de um projeto de extensão para produção de material didático digital.
Palavras-chave:
Meio Ambiente, Cidade, Ensino de Geografia, Áreas Verdes UrbanasResumo
A questão ambiental, que ganhou notoriedade ao longo do século XX e início do século XXI, pautou-se, historicamente, na concepção de natureza moderno-ocidental, cuja fundamentação privilegia a separação entre sociedade e natureza. Abordagens mais recentes rejeitam tal separação e estabelecem debates a partir de uma concepção integrada, considerando o homem e suas ações como parte indissociável do meio ambiente. Nesse sentido, o presente projeto, ainda em desenvolvimento e apoiado em debates mais contemporâneos sobre a questão ambiental que promovem uma desnaturalização das ideias de natureza e meio ambiente, objetiva a elaboração de materiais didáticos digitais que tematizem o meio ambiente urbano a partir do estudo das praças e parques urbanos de Campos dos Goytacazes. Relacionando estudos urbanos, sobre o meio ambiente e cidadania, objetiva contribuir para um enriquecimento das discussões da relação sociedade-natureza no âmbito da Geografia que se ensina nas escolas. O projeto, até agora, voltou-se para discussões sobre a literatura especializada, levantamento do estado da questão e elaboração de inventário acerca das praças do primeiro distrito campista. Tratando-se de um período excepcional, devido à pandemia da COVID- 19, foram utilizados o Google Earth e o Google Maps como ferramentas para levantamento e sistematização das áreas verdes. Dessa forma, como resultados preliminares e fundamentais para o prosseguimento do trabalho em etapas subsequentes, apresentamos o resultado das discussões teóricas, o estado da questão, o levantamento e a sistematização das praças e áreas verdes do primeiro distrito de Campos.