Construção de jogos educativos para a disciplina de sociologia e correlatas
Palavras-chave:
Jogos, Educação, Sociedade, CulturaResumo
O presente projeto buscou desenvolver jogo pedagógico na área de Ciências Sociais e Humanas, especificamente para a disciplina de Sociologia, os quais ajudem os discentes e docentes, tanto da Rede Federal de Educação, quando de outras instituições, no processo de aprendizado de conteúdos complexos e abstratos, que costumam ser bastante dificultosos. Buscamos desenvolver jogos que promovam aprendizado, engajamento, assimilação e domínio dos conteúdos diretos e indiretos da disciplina Sociologia; além de torná-los disponíveis de serem replicados pela comunidade externa. Neste projeto entendemos os jogos como ferramentas possíveis de ensino, os quais podem alterar a dinâmica convencional da sala de aula, apoiando-se no lúdico para facilitar o processo de ensinoaprendizagem, além de ampliar a possibilidade de elementos a serem trabalhados pelo docente. Durante o período vigente do projeto iniciamos o desenvolvimento de um jogo. Primeiro optou-se por um embasamento teórico e conceitual, em sequência realizou-se discussões, sondagens e testagens de jogos e suas mecânicas. Conclui-se o presente período definindo o tema central a ser abordado, sua plataforma e mecânica central de ação. Nas próximas etapas abordaremos as fases de confecção do protótipo, testagem de jogo e produção final.