Educação e direitos humanos

a emancipação por meio da capacidade crítica e democratização do ensino superior no Pré-Vestibular Social Teorema

Autores

  • Ana Beatriz Pires dos Santos Paes UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO - UENF
  • Anderson Cordeiro de Oliveira Peris UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO - UENF
  • Kamyli Maia Pinheiro Silvestre UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO - UENF
  • Isabella Gomes da Silva Muylaert Monteiro de Castro UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO - UENF
  • Almy Júnior Cordeiro de Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO - UENF

Palavras-chave:

Pré-vestibular Social, Direitos Humanos, Cidadania

Resumo

O Pré-Vestibular Social Teorema visa oferecer o acesso à educação aos setores historicamente marginalizados do processo educacional, garantindo uma maior democratização do ensino. Nessa perspectiva, faz-se necessário ampliar o quadro de profissionais da educação para que o ensino chegue para todos os estudantes, visto que toda situação de conflitos, embates e desconstruções que acontecem na sociedade refletem de forma direta ou indireta na educação. Levando em consideração que o público alvo que o Pré-Vestibular Social Teorema deseja atingir é composto por estudantes em condições economicamente desfavoráveis, para que os mesmos possam ingressar no ensino superior, tendo em mãos o conhecimento científico, formação do pensamento crítico, inserção no mercado de trabalho e os meios que esse conhecimento possa chegar até os estudantes seja de forma presencial ou de forma online, o objetivo geral deste presente projeto é ajudar no desenvolvimento dos estudantes por meio do conhecimento e conscientização da sua realidade e de seus direitos e deveres enquanto cidadãos. Vale ressaltar que o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) tem como objetivo o incentivo ao debate e à aplicação dos Direitos Humanos na Educação. Os Direitos Humanos estão dentro do Plano Nacional de Extensão Universitária com o objetivo de mostrar que todas as universidades públicas têm compromisso com a promoção dos direitos humanos. A metodologia do presente projeto envolve oferecer palestras que envolvem diversos assuntos para os estudantes possam entender e aprender sobre seus direitos e possibilidades. Dessa forma o Pré-Vestibular Social Teorema visa oferecer todo conhecimento aos seus estudantes para que os mesmos possam desenvolver capacidade crítica e democratização no ensino superior.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

PIRES DOS SANTOS PAES, A. B.; CORDEIRO DE OLIVEIRA PERIS, . A.; MAIA PINHEIRO SILVESTRE, K.; GOMES DA SILVA MUYLAERT MONTEIRO DE CASTRO, I.; JÚNIOR CORDEIRO DE CARVALHO, A. Educação e direitos humanos: a emancipação por meio da capacidade crítica e democratização do ensino superior no Pré-Vestibular Social Teorema. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/806. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Direitos Humanos e Justiça