DESIGN SOLIDÁRIO E CURADORIA DE PRODUTOS COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA REDE DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NORTE FLUMINENSE/RJ. ANO 8.

Autores

  • Rosalee Santos Crespo Istoe Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Angelita Carvalho Pinheiro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Paloma dos Santos Pessanha Lopes Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Laila Manhães Faria Uhl Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Célia Teixeira Schreiber Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Mariana Paes Barbosa Viana Peixoto Bechara de Araújo Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Ana Laura Lopes dos Santos Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Nilza Franco Portela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Palavras-chave:

Ecodesign, Comercialização, Sustentabilidade

Resumo

O projeto está inserido no Programa de Extensão Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares ITEP/UENF, conforme Resolução CONSUNI 001/2009 e objetiva aplicar e explorar o potencial do trabalho de curadoria, do design de produtos (solidário) e o desenvolvimento de identidade visual para grupos autogestionários ligados a Rede de Economia Solidária Norte Fluminense, outro projeto da ITEP que incuba o berçário de empreendimentos solidários (162 empreendimentos). As ações inserem o design de produtos como tecnologia social de alcance a grupos populares, especialmente do artesanato, confecção, mobiliário sustentável, biojoias e embalagens. A relevância do design, os conhecimentos e possibilidades da equipe técnica em melhorar os produtos dos grupos, a valorização do processo do patrimônio cultural acumulado junto aos grupos de economia solidária e a inserção dos mesmos a um circuito maior de comercialização são metas a serem alcançadas pelo Projeto. Os processos de avaliação da produção de cada trabalhador dentro dos empreendimentos autogestionários compreende a origem/perfil, a cultura do fazer/produzir, no potencial da matéria prima usada. Estes se adequam aos conceitos de estética e design, caráter de utilidade e as técnicas de sustentabilidade que podem ser aplicadas agregando estas características na melhoria de produtos e, assim, valorizar e qualificar a produção com o objetivo de aumentar a aceitação dos produtos nos espaços de comercialização como feiras, circuitos e pontos fixos ligados a economia solidária. A metodologia da Pesquisa-Acão permite pactuar junto ao público-alvo os caminhos a serem percorridos e possibilita que se problematize e vivencie uma nova abordagem de gestão social com foco em questões econômicas, culturais, ambientais e sociais. Para a concepção e desenvolvimento de produtos propriamente dito, a metodologia usa técnicas próprias. Os beneficiários são trabalhadores da economia solidária, organizados em grupos autogestionários e redes produtivas e de comercialização com perfil para receber esta assessoria.

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

ISTOE, R. S. C.; PINHEIRO, A. C.; LOPES, P. dos S. P.; UHL, L. M. F.; SCHREIBER, C. T.; ARAÚJO, . M. P. B. V. P. B. de; SANTOS, A. L. L. dos; PORTELA, N. F. DESIGN SOLIDÁRIO E CURADORIA DE PRODUTOS COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA REDE DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NORTE FLUMINENSE/RJ. ANO 8. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 12, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/566. Acesso em: 7 dez. 2024.