A FÍSICA NO COTIDIANO. UM NOVO PARADIGMA DE ENSINO/APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Ensino de Física, Cotidiano, Fundamentação teóricaResumo
Desde recém-nascido, experimenta-se a Física. O simples fato de mamar já é uma ação que envolve atrito, pressão e dinâmica de fluidos. Ao aprender a engatinhar e, posteriormente andar, envolve corpo em equilíbrio, força de atrito, inércia, aplicação das Leis de Newton (dinâmica), etc. Entretanto, nunca se relacionou a Física a estes fatos, como se fosse uma ciência independente e totalmente desvinculada e afastada do dia a dia de uma pessoa. Seria muito mais natural associar as ações cotidianas à Física. Assim, todos já teriam uma predisposição a encarar a Física como uma ciência já experimentada (internalizada) e como processo natural de aprendizagem. Pensando neste contexto, foi elaborado, então, o projeto “Física Interativa do Cotidiano”. O objetivo principal é quebrar este paradigma de que é uma disciplina difícil e abstrata, fora da nossa realidade e demonstrar por meio de vídeos e experimentos interativos, que os conceitos são de fácil compreensão e, destarte, motivar a todos, principalmente, os alunos do Ensino Fundamental e Médio. Aqui, serão apresentados detalhadamente alguns conceitos físicos, aplicados em ações que são partilhadas e aceitas com naturalidade por todos, ou seja, o chuveiro elétrico (efeito Joule), o bebedouro de passarinhos ou de pets (pressão hidrostática) e o freio pneumático ou a ar (Física dos fluidos, pressão), muito comum em veículos pesados ou em sistemas industriais. Para cada situação será adotada a seguinte metodologia: 1. apresentar o material que é encontrado dentro de casa (chuveiro, bebedouro) ou nas ruas e lojas (bebedouro e freio); 2. mostrar o funcionamento dos mesmos; 3. detalhar a teoria física, constituindo dos cientistas/inventores envolvidos na criação dos fenômenos/sistemas físicos envolvidos, dos conceitos de Física e das equações básicas relacionadas. Assim pretende-se dar uma visão nova e lúdica ao ensino de Física.