A FÍSICA NO COTIDIANO. UM NOVO PARADIGMA DE ENSINO/APRENDIZAGEM

Autores

  • Ana Laura L. M Nascimento Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Elisa Helena G. Soares Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Elisangela Helena G. Soares Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Marcele T. Mota da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Lis S. da Purificação Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Luís Ricardo S. de Azeredo Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Eduardo C. Peres Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Luiz Antonio M. Meireles Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • José Augusto P. Lima Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Roberto T. Faria Júnior Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Palavras-chave:

Ensino de Física, Cotidiano, Fundamentação teórica

Resumo

Desde recém-nascido, experimenta-se a Física. O simples fato de mamar já é uma ação que envolve atrito, pressão e dinâmica de fluidos. Ao aprender a engatinhar e, posteriormente andar, envolve corpo em equilíbrio, força de atrito, inércia, aplicação das Leis de Newton (dinâmica), etc. Entretanto, nunca se relacionou a Física a estes fatos, como se fosse uma ciência independente e totalmente desvinculada e afastada do dia a dia de uma pessoa. Seria muito mais natural associar as ações cotidianas à Física. Assim, todos já teriam uma predisposição a encarar a Física como uma ciência já experimentada (internalizada) e como processo natural de aprendizagem. Pensando neste contexto, foi elaborado, então, o projeto “Física Interativa do Cotidiano”. O objetivo principal é quebrar este paradigma de que é uma disciplina difícil e abstrata, fora da nossa realidade e demonstrar por meio de vídeos e experimentos interativos, que os conceitos são de fácil compreensão e, destarte, motivar a todos, principalmente, os alunos do Ensino Fundamental e Médio. Aqui, serão apresentados detalhadamente alguns conceitos físicos, aplicados em ações que são partilhadas e aceitas com naturalidade por todos, ou seja, o chuveiro elétrico (efeito Joule), o bebedouro de passarinhos ou de pets (pressão hidrostática) e o freio pneumático ou a ar (Física dos fluidos, pressão), muito comum em veículos pesados ou em sistemas industriais. Para cada situação será adotada a seguinte metodologia: 1. apresentar o material que é encontrado dentro de casa (chuveiro, bebedouro) ou nas ruas e lojas (bebedouro e freio); 2. mostrar o funcionamento dos mesmos; 3. detalhar a teoria física, constituindo dos cientistas/inventores envolvidos na criação dos fenômenos/sistemas físicos envolvidos, dos conceitos de Física e das equações básicas relacionadas. Assim pretende-se dar uma visão nova e lúdica ao ensino de Física.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

NASCIMENTO, A. L. L. M.; SOARES, E. H. G.; SOARES, E. H. G.; SILVA, M. T. M. da; PURIFICAÇÃO, L. S. da; AZEREDO, L. R. S. de; PERES, E. C. .; MEIRELES, L. A. M.; LIMA, J. A. P.; FARIA JÚNIOR, R. T. . A FÍSICA NO COTIDIANO. UM NOVO PARADIGMA DE ENSINO/APRENDIZAGEM. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 12, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/564. Acesso em: 8 dez. 2024.