CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA VIRTUAL DE EBOOKS NA ÁREA DE CIÊNCIAS DE PLANTAS NO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Palavras-chave:
E-book, Educação, Tecnologia, InteratividadeResumo
A crescente utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no cenário educacional levou à necessidade de inovação nos livros didáticos. A interatividade de uma mídia digital pode ser definida como “...medida do potencial de habilidade de uma mídia permitir que o usuário exerça influência sobre o conteúdo ou a forma da comunicação mediada” (Jensen, 1998). Os livros digitais aplicados à educação levam às salas de aula uma ferramenta pedagógica alternativa de ensino, empregando a interdisciplinaridade. O ensino de ciências no Ensino médio possibilita a ampliação e a sistematização das aprendizagens essenciais já desenvolvidas no Ensino Fundamental, para consolidá-las na vida do aluno. O presente projeto tem por objetivo a criação de livros eletrônicos interativos junto aos alunos do ensino médio, para montagem de um acervo a ser utilizado em aulas práticas experimentais de Biologia na rede pública. Os eBooks serão desenvolvidos pelos alunos no aplicativo Pages (plataforma MacOS), em formato EPUB, e os temas serão escolhidos de acordo com os tópicos atuais na área, seguindo as habilidades sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Posteriormente, serão hospedados no aplicativo Google Classroom para utilização nas aulas práticas. O grupo de trabalho será representado por 15 alunos do segundo ano do ensino médio do colégio Liceu de Humanidades de Campos, que participará desde a criação dos ebooks até sua utilização nas práticas experimentais. Acreditamos que a possibilidade de criação de livros eletrônicos pelos próprios discentes, bem como a introdução de novas observações sobre um determinado tema, antes estáticas, para dinâmicas, deixarão as aulas mais atrativas. Com isso, alunos e professores terão acesso a um acervo de ferramentas eletrônicas que oferecem inúmeras possibilidades de criação e visualização sobre diversos temas.