POPULARIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS MEDIADOS POR ATIVIDADES PRÁTICAS NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Palavras-chave:
Divulgação Científica, Experimentação, Mídias Digitais, SARA-CoV-2Resumo
O desenvolvimento de atividades experimentais nas escolas auxilia no processo de aproximação do conteúdo abordado à realidade do aluno, facilitando a compreensão do tema ao torná-lo menos abstrato através de diferentes abordagens pedagógicas. Visto isso, o projeto atua desde 2014 desenvolvendo atividades para alunos da educação básica utilizando diversos recursos, tais como modelos didáticos e/ou jogos associados à experimentação. Desta forma, o objetivo central é difundir o conhecimento científico e torná-lo acessível através de atividades experimentais nas áreas de Ciências e Biologia. As atividades aplicadas para os alunos foram realizadas no laboratório de Biologia do IFFluminense Campus Campos Centro e, também de forma itinerante nas escolas de Campos dos Goytacazes. As práticas abordavam temas como observação de células, extração de DNA, dentre outros. Além disso, foram realizadas oficinas de capacitação e atualização para professores, destacando a oficina de botânica, desenvolvida em 2019, que contou com a participação de 14 professores da rede municipal de ensino. Em virtude da pandemia ocasionada pelo SARS-CoV- 2, fez-se necessária uma adaptação das atividades, e assim, em colaboração com o projeto “Atividades práticas itinerantes como estratégia de educação científica no município de Campos dos Goytacazes- RJ”, foram publicados no Instagram (@cienciasemexperimentacao) e na página do Facebook (Ciências ExperimentAção) cartazes para divulgar conhecimentos científicos sobre o SARS-CoV-2. Do início das atividades nas mídias digitais até a data de 22/09/2020, contamos com 414 seguidores e 51 cartazes informativos no Instagram, enquanto na página do Facebook, há 25 cartazes publicados e 202 seguidores. Os cartazes contemplam diferentes temas, como “testes sorológicos”, “tipo sanguíneo e Covid-19”, “limpeza de eletrônicos”, e mais. É esperado, então, que o projeto possa continuar auxiliando na formação científica de jovens e adultos de maneira didática, levando informação de forma clara e confiável à população, e auxiliando na popularização do conhecimento científico.