USO DO ARDUINO COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO DE FÍSICA
Palavras-chave:
ensino, Física, Arduíno, PythonResumo
A ciência quando apresentada de forma prática, experimentada e motivada pode cativar a atenção dos alunos para o aprendizado. A presente proposta visa trazer para a sala de aula a física desmistificada. Alunos de três instituições de ensino médio terão a oportunidade de trabalhar com ideias básicas de software (Python) e hardware (Arduino) para controle de sensores de baixo custo. Com as práticas, será possível fazer com que os alunos entendam, de forma mais suave e interativa, parte do conteúdo físico presente na matriz curricular do ensino médio. Nessa primeira fase do projeto, kits laboratoriais têm sido confeccionados e o conteúdo programático vinculado a temas atuais (e.g. energia limpa e mudanças climáticas). Em função do necessário isolamento social causado pela pandemia, vídeos demonstrativos têm sido produzidos para os estudantes e, numa etapa posterior, os kits serão apresentados e utilizados em sala de aula. Atualmente, está em andamento a produção de materiais didáticos relacionados às ondas mecânicas longitudinais. Como estudo de caso, temos trabalhado com um sensor ultrassônico que nos permite determinar distâncias, e assim tratar do tema ecolocalização. Uma vez aguçada a curiosidade pela ciência via experimentação, espera-se que seja promovida uma mudança na cultura cotidiana nas salas de aula, levando a um melhor aproveitamento na disciplina de física. Além disso, esse projeto poderá acarretar na geração de produtos educacionais inteligentes e automatizados de baixo custo para o ensino público.