USO DO ARDUINO COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Arthur França Da Silva
  • Mateus Nunes Schulz Moraes
  • Elias Alves Soares
  • Clébio Marques de Oliveira Júnior
  • Heitor Gonçalves Riter
  • Leonardo Mota
  • Maria Priscila Pessanha De Castro
  • Marcelo Silva Sthel
  • Marcelo Gomes Da Silva

Palavras-chave:

ensino, Física, Arduíno, Python

Resumo

A ciência quando apresentada de forma prática, experimentada e motivada pode cativar a atenção dos alunos para o aprendizado. A presente proposta visa trazer para a sala de aula a física desmistificada. Alunos de três instituições de ensino médio terão a oportunidade de trabalhar com ideias básicas de software (Python) e hardware (Arduino) para controle de sensores de baixo custo. Com as práticas, será possível fazer com que os alunos entendam, de forma mais suave e interativa, parte do conteúdo físico presente na matriz curricular do ensino médio. Nessa primeira fase do projeto, kits laboratoriais têm sido confeccionados e o conteúdo programático vinculado a temas atuais (e.g. energia limpa e mudanças climáticas). Em função do necessário isolamento social causado pela pandemia, vídeos demonstrativos têm sido produzidos para os estudantes e, numa etapa posterior, os kits serão apresentados e utilizados em sala de aula. Atualmente, está em andamento a produção de materiais didáticos relacionados às ondas mecânicas longitudinais. Como estudo de caso, temos trabalhado com um sensor ultrassônico que nos permite determinar distâncias, e assim tratar do tema ecolocalização. Uma vez aguçada a curiosidade pela ciência via experimentação, espera-se que seja promovida uma mudança na cultura cotidiana nas salas de aula, levando a um melhor aproveitamento na disciplina de física. Além disso, esse projeto poderá acarretar na geração de produtos educacionais inteligentes e automatizados de baixo custo para o ensino público.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

DA SILVA, A. F. .; MORAES, M. N. S. .; SOARES, E. A. .; DE OLIVEIRA JÚNIOR, C. M. .; RITER, H. G. .; MOTA, L.; DE CASTRO, M. P. P. .; STHEL, M. S. .; DA SILVA, M. G. . USO DO ARDUINO COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO DE FÍSICA. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 12, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/525. Acesso em: 3 jul. 2024.