TRABALHANDO OS CONCEITOS DE BEM-ESTAR ANIMAL, GUARDA RESPONSÁVEL E ZOONOSES NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA
Palavras-chave:
Bem-estar Animal, Guarda Responsável, Escolas, SaúdeResumo
Atividades extensionistas possibilitam a interação entre a Universidade e a comunidade. Bem-estar animal, guarda responsável e zoonoses são temas importantes para serem abordados na forma de atividades educativas. O projeto tem como objetivo introduzir conceitos de bem-estar animal, guarda responsável e zoonoses para alunos da educação infantil, ensino fundamental e incentivar professores a serem multiplicadores dos temas. Houve participação de 1 escola, 3 professores e 36 alunos (5-15 anos). No grupo 1(n=23; idade: 8-15 anos); grupo 2(n=13; idade: 5-7 anos). Metodologia: grupo 1: aplicação de questionário antes e após palestra; palestra; vídeo educativo (criando um amigo); folder informativo; Grupo 2: questionários antes e após teatro de fantoche; vídeo educativo (criando um amigo); atividade educativa e informativo. Resultados: Grupo 1 referente às liberdades: a)“livre de fome e sede”, 43% acertaram antes da palestra e 65% após; b)“livre de desconforto” 57%(antes) e 78%(após); c)“livre de doenças” 52%(antes) e 48%(após); d)“livre do medo e estresse” 39%(antes) e 48%(após); d)"livre para expressar o comportamento natural” 22%(antes) e 26%(após); e)“guarda responsável”, 65%(antes) e 70%(após) e f)“zoonoses” 0%(antes) e 13%(após). No grupo 2: a)“livre de fome e sede” 92%(antes) e 92%(após); b)“livre do desconforto” 92%(antes) e 100%(após); c)“livre de medo e estresse” 85%(antes) e 85%(após); c)“livre de dor lesões e doenças” 85%(antes) e 92%(após); d)“livre para expressar o seu comportamento” 69% (antes e após); e)“guarda responsável 100%( antes e após) e f)“zoonoses” 100%(antes e após). Atividades remotas estão sendo desenvolvidas: grupo de estudos da equipe; criação de logomarca do projeto; página na Internet e no Instagram; material virtual educativo para alimentar as redes sociais. Conclui-se que as atividades propostas contribuem para melhor compreensão dos temas abordados, contudo alguns conceitos devem ser mais trabalhados. Em relação a parte remota conclui-se que a divulgação dos conteúdos na forma online torna-se uma ferramenta importante para a visibilidade do projeto.