PROJETO MOVI MENTE
OBSTÁCULOS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Palavras-chave:
CAPSi, cultura Corporal, Inclusão, Jogos e BrincadeirasResumo
O projeto “Movi Mente: Saúde e Inclusão em Foco” é uma proposta de intervenção junto a crianças e adolescentes com transtornos mentais atendidos no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. O objetivo do projeto é desenvolver vivências da cultura corporal através de jogos e brincadeiras em conjunto com os usuários do CAPSi, visando o interesse pelas práticas corporais e estímulos ao aprendizado de forma interdisciplinar. Foram organizadas oficinas recreativas para serem aplicadas no período de abril a novembro de 2020, focalizando o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo dos participantes interessados, buscando favorecer à inclusão de forma lúdica. Diante dos acontecimentos referentes a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), as ações presenciais do projeto foram interrompidas, mas o mesmo não foi suspenso. Foi necessário algumas adaptações e cumprimento de algumas das metas planejadas: realizou-se leituras e fichamentos de artigos que contribuíram para o conhecimento da temática do projeto; os bolsistas confeccionaram os materiais educativos iniciais que seriam utilizados nos jogos e brincadeiras com as crianças e adolescentes; e a coordenação do projeto junto com os bolsistas participaram de capacitações online na área de Educação Física durante o período de isolamento social. Ademais, o projeto também foi apresentado no Congresso Brasileiro de Educação Física Afya (CONBREFYA), de forma online, no dia 3 de setembro de 2020 para trocar experiências e agregar conhecimentos. Diante desse cenário de incertezas, considera-se pertinente que o projeto mantenha-se ativo, acreditando que no momento oportuno em que o CAPSi retornar suas atividades coletivas, os objetivos e metas traçadas possam se concretizar e estimular momentos de aprendizado pessoal e profissional entre os envolvidos, tomando como referência a perspectiva de inclusão, tolerância e respeito no envolvimento semanal com os participantes, buscando reconhecer e potencializar suas capacidades.