ATIVIDADES PRÁTICAS ITINERANTES COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ

Autores

  • Tatiana Azevedo Gomes IFFluminense
  • Bruna de Souza Tavares Crespo IFFluminense
  • Danyelle de Paula Martins Barros IFFluminense
  • Gisely Ribeiro Graça IFFluminense
  • Isabella Mota Raphael de Lima Arêas IFFluminense
  • Luciana Belarmindo da Silva IFFluminense
  • Natalia Deus de Oliveira Crespo IFFluminense

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Cartazes Informativos, Redes Sociais Digitais, COVID-19

Resumo

O decorrente crescimento nos estudos e pesquisas nas áreas científicas impulsionados pelo contínuo avanço tecnológico acarreta na necessidade de popularização destes conhecimentos. Este projeto iniciado em 2015, tem como objetivo básico realizar a difusão do conhecimento científico oferecendo atividades experimentais itinerantes. Para concretização das ações utilizamos roteiros orientativos e, materiais de fácil acesso e baixo custo, em escolas parceiras e ações de atualização docente. Iniciamos os preparativos para a oficina anual de atualização docente da rede municipal sobre a temática do Sistema Nervoso, mas diante do contexto pandêmico provocado pelo novo coronavírus, as estratégias se adaptaram para executar ações itinerantes no ambiente digital. Nossas adequações se iniciaram em março e, logo após começamos com a produção e divulgação de cartazes informativos para combater a COVID-19 nas mídias digitais. Sendo assim, realizamos divulgação científica nas redes sociais digitais Instagram (@cienciasemexperimentacao) e Facebook (Ciências ExperimentAção), a fim de proporcionar a alfabetização científica para o enfrentamento da COVID-19. Além disso, cartazes foram enviados, semanalmente, por e-mail para alunos do IFFluminense Campus Campos Centro e professores da rede municipal de ensino. Desde o início desta interferência itinerante digital registramos crescimento do número de seguidores e, os cartazes sobre temas diversos consideraram a evolução da pandemia a nível mundial e municipal, além dos putativos impactos sociais das publicações. Para além dos cartazes, promovemos quiz interativo e vídeos nas nossas redes sociais digitais. Como forma de acompanhar e analisar nossas ações utilizamos ferramentas de avaliação, as quais fornecem dados quantitativos que demonstram o engajamento do público: impressões, alcance, interações, visitas ao perfil. Espera-se que as ações deste projeto possam favorecer a melhoria do ensino de ciências, com a divulgação de conhecimentos científicos para alunos e professores e, também para a população em geral, auxiliando na formação científica de jovens e adultos críticos para o mundo contemporâneo.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

GOMES, T. A.; CRESPO, B. de S. T.; BARROS, D. de P. M.; GRAÇA, G. R.; ARÊAS, . I. M. R. de L.; SILVA, L. B. da; CRESPO, N. D. de O. ATIVIDADES PRÁTICAS ITINERANTES COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 12, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/511. Acesso em: 21 nov. 2024.