CORPOS E(M) PROCESSO DE (RE)CRIAÇÃO
CORPO, CENA E TECNOLOGIA
Palavras-chave:
Teatro Físico, Tecnologia, Cena Expandida, CorpoResumo
O presente trabalho é decorrente das atividades do projeto intitulado “Núcleo de Pesquisas, Experimentações e Práticas em Artes Corporais Cênicas - Teatro Físico (Dança, Teatro e Circo)”, do IFFluminense Campus Campos Centro, que visa um trabalho indissociável de ensino-pesquisa-extensão. Institucionalizado desde 2015, a proposta do projeto é de um núcleo cênico voltado à pesquisa do ator, aos processos de encenação e à montagem de espetáculos, dentro e fora do espaço escolar. O objetivo do projeto é promover estudos sobre o corpo e a preparação corporal nas artes da cena, associada à utilização de tecnologia digital. Esta pesquisa pretende por meio dos relatos de experiência dos integrantes do projeto, refletir sobre o estudo do corpo na arte, metodologias experimentais de preparação corporal para as artes da cena e presenciais pra um corpo mais cênico e expressivo. Para isso os trabalhos mesclam técnicas híbridas de pesquisa do movimento e preparação corporal. Além dessa relação com trabalhos de corpo, também busca-se um estudo estético tendo como foco a visualidade da cena, através da utilização de recursos da tecnologia digital, cena expandida, audiovisual, projeção de imagens, criação de realidade virtual ampliada, videomapping e também interação entre corpo e tecnologia. Em decorrência destes estudos, o projeto apresentou resultados em forma de espetáculos, exercícios cênicos, work in progress, aulas-espetáculos, apresentações orais, publicações de relatos e resultados em eventos acadêmicos. Dentre os resultados e atividades desenvolvidas no projeto destacamos os processos de encenação e montagem do espetáculo “Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny”, inspirado na obra de Bertolt Brecht, apresentado durante os anos de 2017 e 2018. E também o evento denominado “Simpósio Teatro Físico: Corpo, Tecnologia e a Cena Expandida” realizado totalmente online em agosto de 2020, em comemoração aos cinco anos do projeto. Atualmente, o Núcleo se adapta às possíveis atividades remotas, com interação e participação de interessados da comunidade externa, de qualquer região do mundo, bem como remontagem da peça “A família perfeita” e ainda dando continuidade ao processo de pesquisa e montagem de trabalho baseado na obra “A Casa de Bernarda Alba” de Federico Garcia Lorca.