CIÊNCIA PRA GENTE III
Palavras-chave:
Comunicação, Sociedade, Popularização da ciência, Divulgação científicaResumo
A curiosidade é uma característica inerente aos humanos. Dela nasceu a ciência e o método científico. Todavia, os benefícios trazidos pelas pesquisas ainda não são claramente compreendidos pelas pessoas. Um aspecto relevante é a dificuldade de comunicação entre cientistas e população. Neste sentido, buscou-se oferecer conteúdo científico em linguagem acessível ao público não cientista, propiciando a discussão do papel da ciência na sociedade. Para tanto, foram feitas participações em feiras de ciências; ofertaram-se cursos, palestras e oficinas; foram criadas páginas em mídias sociais, um quadro em rádio e organizaram-se eventos de divulgação científica. O público compreendeu o interior fluminense, de norte a sul, de todas as faixas etárias. Como resultado, de setembro/2019 até março/2020, foram realizadas 18 feiras de ciências em escolas, jardins e praças. Além disso, foram desenvolvidas 28 ações entre palestras, cursos e oficinas, totalizando 5.410 pessoas atendidas em sete cidades. Devido à pandemia de Covid-19, a partir de abril/2020 foram desenvolvidas somente ações remotas. Foi produzido e publicado diariamente conteúdo de divulgação científica em mídias sociais. Em seis meses, foram realizadas 210 postagens no Instagram® e Facebook®, totalizando 1.349 seguidores, tendo um público- alcance de 83.821 pessoas no período de junho/2020-setembro/2020. Desde julho/2020, semanalmente, em São Fidélis, é apresentado o “Ciência pra Gente” na Rádio Via 5. Foram promovidos dois eventos de divulgação científica online, Pint of Science e Pint of Milk, de repercussão na mídia e envolvimento de escolas. O Pint of Milk teve 1.880 visualizações no YouTube com média de 47 espectadores simultâneos. Assim, é possível observar que se construiu um canal de comunicação sólido com a sociedade, viabilizando a popularização da ciência no Rio de Janeiro.