PET EXPLICA

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EM CIÊNCIAS DA NATUREZA POR MEIO DA PLATAFORMA YOUTUBE

Autores

  • Alice Tavares Martins Sobrinho
  • Gabriel Azevedo Marinho
  • Graziele Ribeiro dos Santos
  • Laíza Pessanha Pereira
  • Lara Azeredo Braz
  • Larissa Machado Antonio
  • Lauro Alves Machado Ferreira
  • Marcely Pereira Ribeiro
  • Márcio de Freitas Azevedo
  • Maria Eduarda Soares Leite Rangel
  • Saymon da Silva Almeida
  • Wander Gomes Ney
  • Yasmim Barbosa Padilha de Souza

Palavras-chave:

Atividade de Extensão, Divulgação Científica, Tecnologias Digitais de Informação, Youtube

Resumo

Vivemos em um tempo tecnologicamente diferenciado na história humana. Em 2020, a pandemia do vírus SARS-CoV-2 intensificou a utilização das tecnologias digitais de informação atualmente existentes, modificando a maneira como aprendemos, trabalhamos e nos comunicamos. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta a atuação do Programa de Educação Tutorial (PET) Ciências da Natureza do Instituto Federal Fluminense em Divulgação Científica por meio de Tecnologias Digitais de Informação. O PET é vinculado ao Ministério da Educação, sendo constituído de doze integrantes discentes bolsistas e um professor tutor. O programa tem como objetivo desenvolver atividades pautadas no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Nesta última, busca-se estratégias que permitam a popularização da Ciência. Dessa forma, o objetivo deste trabalho de extensão consiste em relatar a promoção da Divulgação Científica por meio de vídeos educativos no canal “PET EXPLICA”, elaborados e disponibilizados na plataforma YouTube. No que tange a estruturação dos vídeos, são realizadas pesquisas bibliográficas, para selecionar conteúdos, experimentos e elaborar roteiros. Com o intuito de difundir o conhecimento científico e torná-lo mais interessante, prioriza-se a elaboração de vídeos com experimentos de baixo custo, paródias e/ou explicações contextualizadas de determinados conteúdos. Vale ressaltar que ocorre um acompanhamento contínuo quanto ao alcance dos vídeos. A partir do monitoramento desses vídeos, nota-se uma significativa interação do público quanto ao acesso no canal, visualizações dos vídeos, quantitativos de inscritos, bem como o feedback dos usuários por meio da opção de “Gostei” nos vídeos, junto à seção de comentários. Diante do exposto, destaca-se o alcance que esses vídeos educativos podem ter na contribuição a popularização da Ciência. Em suma, a atividade de extensão explanada encontra-se em pleno desenvolvimento e têm perspectiva de aplicação em outras plataformas digitais.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

MARTINS SOBRINHO, A. T. .; MARINHO, G. A. .; DOS SANTOS, G. R. .; PEREIRA, L. P.; BRAZ, L. A.; ANTONIO, L. M.; FERREIRA, L. A. M. .; RIBEIRO, M. P.; AZEVEDO, M. de F. .; RANGEL, M. E. S. L.; ALMEIDA, S. da S.; NEY, W. . G.; DE SOUZA, Y. B. P. . PET EXPLICA: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EM CIÊNCIAS DA NATUREZA POR MEIO DA PLATAFORMA YOUTUBE. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 12, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/500. Acesso em: 7 dez. 2024.