CAPACIDADE DE EXPANSÃO DE HÍBRIDOS DE MILHO- PIPOCA DESENVOLVIDOS PELA UENF E, OU COMERCIALIZADOS EM CAMPOS DOS GOYTACAZES

Autores

  • Ana Beatriz Nascimento de Oliveira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Lilia Marques Gravina Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Janieli Maganha Silva Vivas Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Fernando Rafael Alves Ferreira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Marcelo Vivas Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Palavras-chave:

Zea mays, Pipoqueiros, Trabalhadores locais

Resumo

A presença de trabalhadores ambulantes, na qual inclui-se os pipoqueiros, movimenta a economia da cidade de Campos dos Goytacazes, uma vez que o consumo deste alimento é alto pela população. Pesquisas apontam que muitas famílias obtêm seu ganho diário do comércio informal dessa guloseima. Para obter a matéria-prima (grãos) de trabalho, os pipoqueiros recorrem a mercados e vendas a procura de preço e qualidade. Neste cenário, há necessidade de ações que visem apresentar a estes comerciantes e a comunidade em geral, uma alternativa para obtenção de grãos de milho-pipoca com maior qualidade e com custo mais reduzido, bem como, incentivar agricultores da região a produzir grãos, para atender a esse mercado consumidor. A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) desenvolve estudos com o objetivo de obter cultivares de milho-pipoca adaptadas a região Norte e Noroeste Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. Dado o exposto o presente estudo teve por objetivo comparar a capacidade de expansão de híbridos de milho-pipoca desenvolvidos pela UENF e, ou comercializados em Campos dos Goytacazes. Para tal, conduziu-se experimento com quatro marcas comerciais (A, B, C e D) e um híbrido de milho-pipoca desenvolvido pela UENF, totalizando cinco tratamentos. Com o auxílio de balança de precisão foram pesadas 30 g de cada tratamento descrito anteriormente, foram utilizando quatro repetições. Para avaliar a capacidade de expansão utilizou-se forno micro-ondas, da marca Electrolux (modelo MEF41) com capacidade de 31 litros, os grãos foram pipocados em saco de papel, na potência de 1000 W por 165 segundos. Observa-se que a marca C atingiu a maior capacidade de expansão (39,67), seguida da marca B (38,00), D (37,08), híbrido da UENF (36,83) e marca A (36,67). Esses resultados são preliminares, novos estudos considerando um número maior de híbridos e novas variáveis serão conduzidos.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

OLIVEIRA, A. B. N. de; GRAVINA, L. M. .; VIVAS, J. M. S.; FERREIRA, F. R. A.; VIVAS, M. CAPACIDADE DE EXPANSÃO DE HÍBRIDOS DE MILHO- PIPOCA DESENVOLVIDOS PELA UENF E, OU COMERCIALIZADOS EM CAMPOS DOS GOYTACAZES. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 12, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/499. Acesso em: 26 dez. 2024.