UTILIZANDO O CELULAR PARA OBSERVAÇÃO DE ESTRUTURAS MICROSCÓPICAS NAS AULAS DE BIOLOGIA

UMA ALTERNATIVA A FALTA DE INFRAESTRUTURA NAS ESCOLAS

Autores

  • Líbia Robaina Barroso dos Santos
  • Maria Clara de Souza Gomes ' Moreth
  • Sylvio Botelho Júnior

Palavras-chave:

Ensino, Microscopia, Biologia Celular

Resumo

A contextualização no ensino da biologia é um fator que influencia positivamente na qualidade e efetividade da aprendizagem dessa disciplina. Nesse sentido, a escola deve ser mediadora das relações entre o conhecimento científico e o cotidiano do aluno. No entanto, a precariedade de recursos, a falta de infraestrutura e a baixa oferta de programas de capacitação docente acabam se tornando um desafio intransponível na busca de uma educação de excelência em muitas instituições educacionais. A partir disso, nosso trabalho propõe a otimização, criação e divulgação de metodologias de ensino baseadas em tecnologias acessíveis e de fácil execução. Nesse projeto queremos demonstrar as múltiplas possibilidades do uso da câmera dos telefones móveis (celular), que associadas a lentes retiradas de lixo eletrônico, podem funcionar como ferramenta na observação de estruturas microscópicas em biologia. Até o momento, criamos um “microscópio caseiro” de baixo custo e otimizamos algumas práticas utilizando esse aparato. Nossa próxima etapa será a divulgação do projeto através das redes sociais e plataformas de compartilhamento de vídeos. Assim, esperamos difundir e compartilhar ideias para um ensino mais interativo e dinâmico, possibilitando ao aluno uma experiência ativa no processo de ensino- aprendizagem.

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

DOS SANTOS, L. R. B.; MORETH, M. C. de S. G. ’; BOTELHO JÚNIOR, S. . UTILIZANDO O CELULAR PARA OBSERVAÇÃO DE ESTRUTURAS MICROSCÓPICAS NAS AULAS DE BIOLOGIA: UMA ALTERNATIVA A FALTA DE INFRAESTRUTURA NAS ESCOLAS. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 12, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/484. Acesso em: 3 jul. 2024.