POLO REGIONAL ARTE NA ESCOLA – UENF
Palavras-chave:
Arte na Educação, Cultura, Educação Continuada, Educação Patrimonial/AmbientalResumo
O Polo Regional Arte na Escola – UENF, projeto institucional que nasceu do convênio firmado em 2005 entre UENF e Instituto Arte na Escola, da Fundação Iochpe, é parte de uma Rede Nacional de 39 Polos que tem por objetivo contribuir com a melhoria da qualidade do Ensino de Arte oferecido em todo o país. Por vocação própria, esse Polo incorpora também discussões do campo transdisciplinar da Educação Patrimonial/Ambiental, articulando temáticas que atravessam diferentes áreas do conhecimento escolar, por entender que essas abordagens conferem aprofundamentos didáticos e conceituais aos que trabalham com Arte e Cultura, possibilitando a ampliação dos horizontes de saberes e fazeres escolares para além dos currículos vigentes. E, nesse desafio, aposta no potencial de porosidade entre as fronteiras das especificidades disciplinares caracterizada pela tensão com a Cultura e a Arte, o que implica problematizar aspectos culturais e artísticos, suas dinâmicas e transformações em tempos e espaços, perpassando e integrando áreas do conhecimento e da vivência escolar. E tudo isso, primordialmente, por meio da atualização permanente dos profissionais da Educação, como protagonistas na inovação das práticas pedagógicas: arte-educadores, animadores culturais, professores em geral, passando por todos os demais atores do cenário educacional. A fim de que esses estejam sempre bem informados e conscientes da importância da Arte e da Cultura como fontes sensíveis de saberes na Escola. Para tanto, o Polo promove ações de formação continuada em diversas frentes: cursos, oficinas, palestras, grupos de estudo. Bem como presta serviços como: orientação pedagógica, empréstimo de material didático, etc. Por meio delas, são oportunizados aos profissionais da educação contatos com novos recursos, conceitos, métodos e ainda, variadas experiências que contribuem para o desenvolvimento de projetos pedagógicos, adequadamente elaborados no que tange à escolha de materiais e métodos.