TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
UMA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE LAJE DO MURIAÉ/RJ
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Educação Especial, Formação ContinuadaResumo
O projeto de extensão tem como objetivo geral ofertar um curso de formação continuada voltado para a capacitação dos docentes que atuam com o público-alvo da Educação Especial na rede municipal de Laje do Muriaé/RJ. A partir da solicitação de representantes da Secretaria Municipal de Educação, o projeto foi desenvolvido para intervenção na qualificação docente, com vistas a estimular a adoção de estratégias educacionais mais inclusivas no referido município. Dessa forma, foi realizado contato pessoal com a responsável pela modalidade a fim de ter maior conhecimento sobre a realidade educacional da região, e, a partir disso, o projeto foi desenvolvido contemplando as necessidades formativas dos docentes que atuam na rede municipal de ensino. Para atingir o objetivo, por meio da formação de um grupo de estudos que tem acontecido quinzenalmente, a primeira ação do projeto busca o aprimoramento dos conhecimentos teóricos dos participantes, acerca da formação de professores, enfatizando a perspectiva inclusiva, com base em: livros, artigos, teses e dissertações. A segunda ação será a elaboração de um curso de formação continuada para os docentes do município contemplado. Contudo, em função do contexto da pandemia causado pelo Covid-19, o curso será ministrado virtualmente, com a previsão de utilização de boletins informativos, produzidos pelos membros do projeto, bem como plataformas de ensino e videoconferência como forma de possibilitar o contato com os docentes que participarão das atividades. Por fim, ao final da ocorrência do curso de formação continuada, será elaborado um relatório final, baseado nas avaliações constantemente realizadas que servirá de base para a elaboração de artigos científicos em relação a experiência do Município de Laje do Muriaé/RJ. Tais artigos serão submetidos a congressos científicos, a fim de disseminar a experiência da formação continuada para docentes que atuam com o público-alvo da Educação Especial nas classes regulares de ensino.