RODA DE LEITURA DA QUARENTENA
Palavras-chave:
Literatura, Multidisciplinaridade, Práticas de EnsinoResumo
A literatura é um meio agradável e rico para estudar e pensar a natureza humana, já que também atua como instrumento de reflexão crítica do meio social em que o homem está inserido. O projeto roda de leitura da quarentena é um projeto de leitura mensal de livros como atividade de promover enriquecimento acadêmico e à formação integral dos alunos da comunidade do IFF campus Quissamã durante o período da quarentena. O convite à leitura acontece no início do mês com a proposta do livro a ser lido, ao longo do mês os professores envolvidos atuam com o estímulo da leitura da obra escolhida e no final do mês há uma webconferência como atividade síncrona para apresentação e discussão da obra. A divulgação do evento é realizada através das redes sociais do campus e nos grupos de WhatsApp dos alunos. De abril a setembro foram realizadas seis sessões com as obras: O velho e o mar, de Ernest Hemingway; A peste, de Albert Camus; A hora da estrela, de Clarice Lispector; Contos brasileiros, de Machado de Assis e Monteiro Lobato; Olhos d'Água, de Conceição Evaristo e Um inimigo do povo, de Henrik Ibsen. As sessões contaram com a participação de docentes, discentes, técnicos administrativos em educação e da comunidade externa. Através da roda de leitura da quarentena, o Instituto constrói um espaço favorável ao desenvolvimento crítico, criativo e reflexivo dos alunos e da comunidade externa, além de buscar desenvolver soft skills no ensino, contribuindo para uma compreensão mais humanística da realidade e pensando a interdisciplinaridade e as relações de ensino, pesquisa e extensão da instituição.