SIMININO NA PANDEMIA

Autores

  • Maria Siqueira Queiroz de Carvalho
  • Quélen do Espírito Santo Silva
  • Thalía Cardozo Marques
  • Tainá Carvalho Manhães Borges

Palavras-chave:

Teatro em Comunidades, Ensino de Artes

Resumo

O Projeto Siminino teve início em agosto de 2018 e desde então mantém a oferta de aulas de Teatro para crianças e jovens da comunidade interna e dos entornos do campus Campos Centro do IFFluminense. Atualmente, com a pandemia que se instaurou, a turma infantil foi paralisada e as atividades com a turma de jovens se mantiveram sem pausa, porém no formato virtual. Os voluntários também foram dispensados, estando a equipe reduzida à coordenadora e 3 bolsistas. O trabalho de Teatro de forma remota é um desafio por si só. O Teatro, a Arte da Presença, de forma ausente, de forma distante, com jovens. Tem sido extremamente complexo. Os alunos demonstraram interesse no início, porém com as recorrentes dificuldades técnicas de conexão e acesso digital, o entusiasmo tem decaído e resultado em aulas mais vazias. Porém, de forma surpreendente, a proposta de montagem de um espetáculo virtual em formato de vídeo ao vivo ou gravado (ainda em discussão) teve o poder de renovar os ânimos e trazer alguns dos jovens de volta de forma assídua. Outros, porém, expuseram seu descontentamento como formato remoto e informaram o desejo de retornar apenas quando fossem retomadas as atividades presenciais. As pesquisas e experimentos emergenciais sobre pedagogias remotas nas mais diversas áreas têm se proliferado em resposta às demandas impostas pela pandemia e a Pedagogia do Teatro não foi exceção. No Projeto Siminino temos nos reinventado, acertado e errado num movimento de manutenção das atividades e mobilização dos participantes que tem nos dado a certeza da importância do Teatro nas nossas vidas, importância esta que se mostra ainda mais expressiva em momentos de vulnerabilidade dos indivíduos.

Biografia do Autor

Quélen do Espírito Santo Silva

O Projeto Siminino teve início em agosto de 2018 e desde então mantém a oferta de aulas de Teatro para crianças e jovens da comunidade interna e dos entornos do campus Campos Centro do IFFluminense. Atualmente, com a pandemia que se instaurou, a turma infantil foi paralisada e as atividades com a turma de jovens se mantiveram sem pausa, porém no formato virtual. Os voluntários também foram dispensados, estando a equipe reduzida à coordenadora e 3 bolsistas. O trabalho de Teatro de forma remota é um desafio por si só. O Teatro, a Arte da Presença, de forma ausente, de forma distante, com jovens. Tem sido extremamente complexo. Os alunos demonstraram interesse no início, porém com as recorrentes dificuldades técnicas de conexão e acesso digital, o entusiasmo tem decaído e resultado em aulas mais vazias. Porém, de forma surpreendente, a proposta de montagem de um espetáculo virtual em formato de vídeo ao vivo ou gravado (ainda em discussão) teve o poder de renovar os ânimos e trazer alguns dos jovens de volta de forma assídua. Outros, porém, expuseram seu descontentamento como formato remoto e informaram o desejo de retornar apenas quando fossem retomadas as atividades presenciais. As pesquisas e experimentos emergenciais sobre pedagogias remotas nas mais diversas áreas têm se proliferado em resposta às demandas impostas pela pandemia e a Pedagogia do Teatro não foi exceção. No Projeto Siminino temos nos reinventado, acertado e errado num movimento de manutenção das atividades e mobilização dos participantes que tem nos dado a certeza da importância do Teatro nas nossas vidas, importância esta que se mostra ainda mais expressiva em momentos de vulnerabilidade dos indivíduos.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

CARVALHO, M. S. Q. de; SILVA, Q. do E. S. .; MARQUES, T. . C.; BORGES, T. C. M. SIMININO NA PANDEMIA. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 12, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/452. Acesso em: 26 dez. 2024.