SIMININO NA PANDEMIA
Palavras-chave:
Teatro em Comunidades, Ensino de ArtesResumo
O Projeto Siminino teve início em agosto de 2018 e desde então mantém a oferta de aulas de Teatro para crianças e jovens da comunidade interna e dos entornos do campus Campos Centro do IFFluminense. Atualmente, com a pandemia que se instaurou, a turma infantil foi paralisada e as atividades com a turma de jovens se mantiveram sem pausa, porém no formato virtual. Os voluntários também foram dispensados, estando a equipe reduzida à coordenadora e 3 bolsistas. O trabalho de Teatro de forma remota é um desafio por si só. O Teatro, a Arte da Presença, de forma ausente, de forma distante, com jovens. Tem sido extremamente complexo. Os alunos demonstraram interesse no início, porém com as recorrentes dificuldades técnicas de conexão e acesso digital, o entusiasmo tem decaído e resultado em aulas mais vazias. Porém, de forma surpreendente, a proposta de montagem de um espetáculo virtual em formato de vídeo ao vivo ou gravado (ainda em discussão) teve o poder de renovar os ânimos e trazer alguns dos jovens de volta de forma assídua. Outros, porém, expuseram seu descontentamento como formato remoto e informaram o desejo de retornar apenas quando fossem retomadas as atividades presenciais. As pesquisas e experimentos emergenciais sobre pedagogias remotas nas mais diversas áreas têm se proliferado em resposta às demandas impostas pela pandemia e a Pedagogia do Teatro não foi exceção. No Projeto Siminino temos nos reinventado, acertado e errado num movimento de manutenção das atividades e mobilização dos participantes que tem nos dado a certeza da importância do Teatro nas nossas vidas, importância esta que se mostra ainda mais expressiva em momentos de vulnerabilidade dos indivíduos.