TEMPO DE APRENDER EM CLIMA DE ENSINAR
Palavras-chave:
Atmosfera, Educação Ambiental, Ensino de Geografia, Ensino de CiênciasResumo
Os assuntos ligados ao tempo e ao clima, tais como a ocorrência de tempestades, ondas de calor, secas, concentração de poluentes, variabilidade e mudanças climáticas, têm despertado cada vez mais interesse no público em geral. Por outro lado, professores de geografia e ciências são os responsáveis por tratar desses temas no ensino fundamental e médio. Conhecer os fenômenos extremos, explicar as variações, as mudanças climáticas e entender como as previsões do tempo e do clima são feitas, são os principais objetivos deste projeto. A metodologia empregada consiste (a) na instalação de uma estação meteorológica em escolas, cujos dados colhidos são transmitidos on-line, (b) no acompanhamento e na explicação de quais fenômenos deram origem às variações observadas, como a ocorrência de chuva, variações de temperatura, pressão e vento, (c) no acolhimento de alunos e professores às instalações do Laboratório de Meteorologia (LAMET/UENF) que conta com estações meteorológicas instaladas no padrão exigido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM/ONU), com um parque de energias renováveis contendo painéis solares e aerogerador e ainda um Radar Meteorológico do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), (d) na distribuição semanal de um informativo compilando a ocorrência de eventos significativos do tempo e do clima, seus impactos sobre a vida, ao meio ambiente e às propriedades e (e) no compartilhamento de notícias e imagens nas redes sociais. Cada vez mais escolas têm interagido com o LAMET, assim como têm aumentado de forma expressiva o acesso ao informativo mensal e o compartilhamento nas redes sociais.