REFLEXÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS MEDIANTE RODAS DE CONVERSA

Autores

  • Leonardo R. Miguel
  • Verusca M. S. dos Reis
  • Helena S. dos Santos Ribeiro
  • Marianna C. F. Gomes
  • Bianca M. Soares
  • Carlos Alexandre A. Cardoso
  • Roberto da Costa Faria
  • Tamára T. Mendes
  • Salvador de S. Freitas
  • Amanda D. Pacheco
  • Patrick de S. Rodrigues
  • Clarissa Louise M. Vicente
  • Wagner V. Barbosa

Palavras-chave:

Saúde Mental, Roda de Conversa, Acolhimento, Adoecimento Psiquico

Resumo

A Saúde Mental da comunidade universitária é uma questão vital, mas carente de maior engajamento por parte de algumas Instituições de Ensino Superior. Pesquisas científicas sobre o tema revelam altos índices de stress, transtorno de ansiedade, transtorno do pânico e depressão entre estudantes de graduação e pós-graduação. Em vista disso, o objetivo geral deste projeto é estimular a reflexão acerca da Saúde Mental, do Bem-Estar e do Adoecimento Psíquico dos discentes da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro mediante Rodas de Conversa. Este é um método de participação e discussão que proporciona atenção e acolhimento aos sofrimentos específicos dos estudantes universitários (MOURA; LIMA, 2014). A equipe de pesquisa multidisciplinar é composta por 12 integrantes. Dois psicólogos são responsáveis pela condução, enquanto outros dois bolsistas se ocupam da relatoria da dinâmica. Os demais membros da equipe auxiliam na organização das rodas, na divulgação, nas observações e análises, e no aprimoramento da aplicação metodológica. Até o presente momento, cerca de 63 pessoas participaram das rodas (em um total de 6 encontros). Neste ano, em virtude da pandemia da COVID-19, as Rodas de Conversa foram realizadas, exitosamente, por videoconferências (3 encontros). Nestas ocasiões, as falas dos participantes foram examinadas por meio da Análise Temática de Conteúdo (BARDIN, 2011). Constatou-se a predominância de queixas emocionais e psíquicas referentes às dificuldades com expectativas e responsabilidades acadêmicas; à relação difícil com professores e, particularmente, orientadores; ao aumento das pressões por produção de papers e à desconfiança a respeito de seu futuro no mercado de trabalho acadêmico-científico. Destacamos a importância de favorecer espaços e momentos na universidade para o cuidado, o diálogo, o aprendizado e as ações acerca desses problemas. As Rodas de Conversa favorecem a expressão e a escuta dos estudantes, de seus pares e de si mesmos por meio do exercício reflexivo coletivo.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

MIGUEL, L. R. .; DOS REIS, V. M. S. .; RIBEIRO, H. S. dos S. .; GOMES, M. C. F. .; SOARES, B. M. .; CARDOSO, C. A. A. .; FARIA, R. da C. .; MENDES, T. T.; FREITAS, S. de S.; PACHECO, A. D.; RODRIGUES, P. de S.; VICENTE, C. L. M. .; BARBOSA, W. V. . REFLEXÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS MEDIANTE RODAS DE CONVERSA. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 12, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/437. Acesso em: 3 jul. 2024.