UTILIZANDO AS REDES SOCIAIS DO CENTRO DE MEMÓRIA COMO PROMOTORAS DE ATIVAÇÕES E REFLEXÕES
Palavras-chave:
Memória, Identidade, IFF Fluminense, HistóriaResumo
Advindo do princípio de que a preservação da memória fundamenta-se na definição identitária, historicizando a trajetória ao recuperar a sua origem, registrando seu presente e projetando o futuro, é que nasce a proposta do Centro de Memória do campus Macaé do Instituto Federal Fluminense, visando o fortalecimento e a consolidação do arranjo cultural local, em conformidade com a finalidade de sua criação. Com a missão de captar, organizar, preservar e dinamizar acervos, nos mais variados formatos, sobre o campus, a cidade e o seu entorno, o centro promove ações de caráter multidisciplinar, bem como ações relevantes para a pesquisa e a extensão, relativas à questão da memória e da cultura. Considerando a realidade de crescente importância das redes sociais na interação entre os indivíduos e na disseminação de informações, utiliza-se dos recursos digitais para a disseminação da história e da memória, por meio da disponibilização de acervos tratados, que possibilitam o conhecimento dos processos históricos e ideológicos que se dão nas contradições e que compõem as narrativas, bem como instigam a reflexão crítica sobre o território e os sujeitos históricos. O advento da pandemia da Covid-19 e o necessário isolamento social trouxeram mudanças no comportamento humano, na rotina, e, sobretudo, nos modos de se relacionar, ditando na interface das relações a forte presença tecnológica. Sob essa perspectiva, e ainda considerando as diversas narrativas acerca da construção e do estabelecimento do campus Macaé e sua relação com a história macaense, o centro apresentou a mostra temática virtual, trazendo elementos formadores de opinião e de identidade institucional e regional, recorrendo, como exemplo, aos movimentos de luta e representação, produtos de pesquisa e extensão, envolvendo toda a comunidade, trazendo fotografias e vídeos, bem como recuperando artigos relacionados à temática, usando como fonte primárias jornais locais e comunicações institucionais, evidenciando aumento no engajamento.