PROPOSTA DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE ROBÓTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Jorge Hirllan Souza de Azeredo
  • Flavio Anderson Filete Filete

Palavras-chave:

Arduino, Ensino, Robótica

Resumo

Atualmente, as escolas de ensino fundamental e médio não estão formando seus alunos com conhecimento em áreas tecnológicas na mesma velocidade com que esta tem evoluído na indústria, na medicina e em outros seguimentos. O avanço tecnológico vem contribuir significativamente para que a robótica, que é uma área multidisciplinar que precisa de conhecimento de matemática, física e noções de códigos computacionais, que levam a construir sistemas móveis autônomos ou pré-programadas que não precisam ser supervisionados, os robôs, ganhe espaço nas escolas de ensino básico. Este trabalho tem como principal objetivo divulgar a robótica baseada na plataforma de Arduino, para professores e estudantes, através de uma oficina de robótica ministrada de forma virtual pelo Google Sala de Aula e executada no software Tinkercad da Autodesk. Durante a execução da oficina o cursista aprenderá utilizar o software Tinkercad, criar circuitos com componentes virtuais e programar em linguagem gráfica e de texto. Até o momento, devido ao número de inscritos, foi possível constatar que a proposta de ensino baseada na temática da robótica é de interesse dos estudantes do ensino básico ao de Pós-Graduação e de professores que lecionam em diferentes níveis e modalidades de ensino. Portanto, conclui-se que o público em geral se interessa por tecnologias como a do Arduino e novas propostas de cursos ou oficinas nesse sentido contribuirão para a formação continuada dos professores, independentemente da área de atuação docente, modalidade e nível de ensino em que atuam.

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

AZEREDO, J. H. S. de; FILETE, F. A. F. PROPOSTA DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE ROBÓTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 12, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/407. Acesso em: 3 jul. 2024.