REDE SABORES & SAÚDE:

AGROECOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE SABERES, CONSTRUÇÃO E ACESSO A COMERCIALIZAÇÃO JUSTA E DIRETA E INCREMENTO DE TRABALHO E RENDA

Autores

  • Eduardo Moreira
  • Danielle Fernando Inacio
  • Sarah da Costa Santos

Palavras-chave:

Agroecologia, Comercialização Justa e Direta, Declaração de Produção Orgânica

Resumo

Segundo o censo agropecuário de 2006 o total de estabelecimentos da agricultura familiar ocupava 32% das áreas de produção brasileiras. Já em 2017 o percentual diminuiu caindo para 23%. Diversos fatores contribuem para essa queda: limitado acesso a técnicas, tecnologias e políticas públicas para o setor; dificuldade de comercialização da produção; baixa organicidade, etc. Em sintonia com estes desafios a agroecologia vem se consolidando como ciência que alia saberes acadêmicos com populares capacitando técnica e tecnologicamente na produção de alimentos com alta qualidade a partir do aproveitamento racional das bases ecológicas dos plantios, ampliando a diversidade, construindo espaços de comercialização solidária e respeitando ecossistemas locais. O presente projeto tem por objetivo aprimorar e ampliar as bases agroecológicas de pequenos (as) agricultores (as) situados na área de abrangência do IFF-campus Bom Jesus do Itabapoana. Para tal se vale de metodologia participativa e dialógica inspirada nos princípios da Educação do Campo. Atualmente trabalha de forma integrada nas seguintes ações: 1) capacitação agroecológica dos participantes; 2) suporte organizativo para formação e consolidação da OCS (Organismo de Controle Social) “Rede Sabores & Saúde”, como meio de obtenção da declaração de produtos orgânicos e 3) Manutenção e ampliação de espaços de comercialização agroecológicas. Como resultado destaca-se: a) O grupo se encontra em avançado processo de constituição da OCS, estando na fase final de entrega das declarações ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento); b) as “cestas agroecológicas” (vendas em domicílio) registadas durante o período de maio a setembro de 2020 totalizaram 181 pedidos gerando uma renda adicional de R$ 4.624,35 aos integrantes da Rede. Acrescentamos que devido a pandemia-Covid-19 a feira agroecológica teve suas atividades suspensas prejudicando o montante de produtos comercializados, além de ter dificultado o processo organizativo da OCS pelo cancelamento de reuniões em função da prevalência aos cuidados com a saúde.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

MOREIRA, E.; INACIO, D. F. .; SANTOS, S. da C. REDE SABORES & SAÚDE:: AGROECOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE SABERES, CONSTRUÇÃO E ACESSO A COMERCIALIZAÇÃO JUSTA E DIRETA E INCREMENTO DE TRABALHO E RENDA. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 12, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/385. Acesso em: 3 jul. 2024.