PROMOVENDO O CONHECIMENTO E A DIVULGAÇÃO DA BIOTECNOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA REGIÁO NORTE FLUMINENSE
Palavras-chave:
Biologia, Ciências, Ensino, PesquisaResumo
Atualmente, várias questões envolvendo Biotecnologia estão no cotidiano do cidadão, no entanto, esse tema não é bem compreendido por grande parte da população. No ambiente escolar, temas em Biotecnologia são abordados como pontos isolados dentro de cada matéria na área de Ciências e Biologia. Desta forma, é importante o desenvolvimento de atividades que possibilitem uma visão global do tema. O objetivo deste trabalho foi analisar o conhecimento prévio sobre o tema biotecnologia em alunos do terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas de Campos dos Goytacazes – RJ. Os dados foram obtidos através de duas aplicações de questionário para alunos de 5 escolas, sendo a primeira aplicação antes da realização das atividades e a segunda após 2 meses de realização da primeira aplicação. Verificou-se que embora os alunos conheçam conceitos dentro do tema, em sua grande maioria, os alunos não conseguiram obter êxito em suas respostas. Os alunos não conseguiram reconhecer bens e serviços que a biotecnologia proporciona e que está intimamente ligado ao cotidiano de cada um deles. Comparando dados da primeira, antes da realização da palestra, e da segunda aplicação do questionário realizado 2 meses após a realização da palestra, foi verificado que houve a fixação do conhecimento por parte dos alunos. Devido ao déficit na aprendizagem dos alunos referente ao tema biotecnologia, existe a necessidade de continuar levando o tema aos alunos, uma vez que além de agregar conhecimento, o mesmo é pauta de questões no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Neste sentido, estamos expandindo as ações do projeto para as redes sociais por meio de lives e postagens informativas, visando incluir o tema biotecnologia de uma forma mais acessível aos alunos e à sociedade, para uma visão global sobre as aplicações da Biotecnologia no nosso cotidiano.