TICS E MOOCS

DO RESPEITO A DIVERSIDADE À DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

Autores

  • Argeu Luiz Augusto Russo
  • Inga Gonçalves de Azevedo
  • Antônio Jesus Dorigheto Cogo
  • Thainá Ribeiro Pinto
  • Júlio Cezar Rosa de Souza Junior
  • Renata de Souza Azevedo
  • Luiza dos Santos Rodrigues
  • Anna Lvovna Okorokova-Façanha
  • Arnoldo Rocha Façanha Façanha

Palavras-chave:

Inclusão Social, MOOC, TIC, Letramento Científico

Resumo

A pandemia da COVID-19 tem provocado impactos crescentes e inusitados nos diferentes nichos de atividade humana, e principalmente naqueles que mais dependem das interações sociais, quer seja no lazer, no estudo ou no trabalho. Nas Escolas e Universidades, nichos onde lazer, estudo e trabalho idealmente se integrariam mais fisiologicamente, grande parte de alunos e professores tem sofrido diferentes graus de limitações de suas atividades socioeducativas ou laborais, as quais, mesmo na ausência de crises, já costumam ser bem distantes das ideais. A realização de ‘atividades remotas’ pedagógicas/acadêmicas no contexto do ensino médio e fundamental, ou mesmo no superior, tem se tornado uma via universal para se mitigar prejuízos formativos, e toda a cadeia nefasta destes decorrente. A falta de capacitação adequada e/ou de uma ampla disponibilidade de tecnologias para o bom desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem remotos, são alguns dos desafios prementes. Todavia, o maior desafio neste contexto, diz respeito ao abalo causado na educação inclusiva, posto que as barreiras que já eram enormes em tempos de normalidade, se tornaram quase intransponíveis no cenário pandêmico. Neste projeto, exploramos a integração de estratégias de educação especial, experimentação mental e uso progressivo das ‘Tecnologias da Informação e Comunicação’ (TICs). Versando sobre temáticas atrativas, atuais e transdisciplinares, como Astrobiologia e a própria COVID-19, temos alimentado um blog, com textos, vídeos e práticas experimentais, continuamente trabalhados para poder acessar a diversidade de potenciais, buscando integrar de superdotados à portadores de deficiências físicas e intelectuais. Estamos compilando dados preliminares de análises textuais, do vocabulário utilizado, da interação entre pares e díspares, e da desenvoltura de postagens e conversas desenvolvidas neste universo de ensino-aprendizagem virtual. O cenário presente e perspectivas futuras serão discutidos via uma análise crítica e integrativa da filosofia e do potencial exponencial dos ‘MOOCs’ (Massive Open Online Courses).

Publicado

2021-12-16

Como Citar

RUSSO, A. L. A. .; AZEVEDO, I. G. de .; COGO, A. J. D. .; PINTO, T. R. .; DE SOUZA JUNIOR, J. C. R. .; AZEVEDO, R. de S. .; RODRIGUES, L. dos S.; OKOROKOVA-FAÇANHA, A. L. .; FAÇANHA, A. R. F. TICS E MOOCS: DO RESPEITO A DIVERSIDADE À DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 12, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/377. Acesso em: 26 dez. 2024.