ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL COMO MECANISMO DE AMPLIAÇÃO DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES
PERSPECTIVAS E CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL TEOREMA
Palavras-chave:
Pré Vestibular Social, Democratização da Educação, Ensino SuperiorResumo
O Pré-Vestibular Social Teorema visa permitir o acesso à educação aos setores historicamente marginalizados do processo educacional. Assim, o objetivo geral do presente projeto é contribuir para o desenvolvimento dos estudantes por meio do suporte psicossocial, considerando que o público do curso é composto por classes economicamente desfavorecidas, para que estes ingressem no ensino superior, tendo acesso ao conhecimento, à formação do pensamento crítico e à inserção no mercado de trabalho. Nesse sentido, a implementação de uma equipe multidisciplinar visa encontrar novas estratégias de ação para a nova configuração social que se desenha, tendo em vista que os adolescentes que cursam o Pré-Vestibular Social Teorema, muitas vezes, enfrentam conflitos que vão além dos ditos próprios do ser humano em desenvolvimento, processos de afirmação e reconhecimento enquanto sujeitos de sua própria história, como a violência dentro e fora da escola, o uso cada vez mais precoce das drogas lícitas e ilícitas, a desestruturação ou reestruturação da família, as mudanças da ordem econômica, e o fato da escola ter deixado de ser um atrativo, um caminho para ascensão social e econômica. A metodologia de ação consiste em desenvolver trabalhos de Orientação Vocacional e Profissional com os alunos; realizar atendimentos; identificar situações de risco dentre os estudantes; executar ações preventivas junto com o corpo docente; bem como desenvolver ações esclarecedoras para os alunos sobre sexualidade, ética, agressividade, dentre outros temas; promover ações motivacionais para alunos e professores; participar com toda equipe do Pré-Vestibular dos eventos e atividades desenvolvidas; desenvolver trabalho de relações grupais para que a equipe do Teorema possa melhorar suas relações interpessoais. Dessa forma, espera-se contribuir para a democratização do acesso ao Ensino superior combatendo a evasão escolar, o desinteresse pelo estudo, a indisciplina e em casos mais acentuados, a violência velada ou praticada, contribuindo para a transformação da realidade dos estudantes.