ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL COMO MECANISMO DE AMPLIAÇÃO DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

PERSPECTIVAS E CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL TEOREMA

Autores

  • Meliton Benjamin Estefania Ortiz Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Raphael Soares Tinoco Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Taiana Alves Rodrigues Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Yasmin Pereira Gonçalves Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Janie Mendes Jasmim Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Palavras-chave:

Pré Vestibular Social, Democratização da Educação, Ensino Superior

Resumo

O Pré-Vestibular Social Teorema visa permitir o acesso à educação aos setores historicamente marginalizados do processo educacional. Assim, o objetivo geral do presente projeto é contribuir para o desenvolvimento dos estudantes por meio do suporte psicossocial, considerando que o público do curso é composto por classes economicamente desfavorecidas, para que estes ingressem no ensino superior, tendo acesso ao conhecimento, à formação do pensamento crítico e à inserção no mercado de trabalho. Nesse sentido, a implementação de uma equipe multidisciplinar visa encontrar novas estratégias de ação para a nova configuração social que se desenha, tendo em vista que os adolescentes que cursam o Pré-Vestibular Social Teorema, muitas vezes, enfrentam conflitos que vão além dos ditos próprios do ser humano em desenvolvimento, processos de afirmação e reconhecimento enquanto sujeitos de sua própria história, como a violência dentro e fora da escola, o uso cada vez mais precoce das drogas lícitas e ilícitas, a desestruturação ou reestruturação da família, as mudanças da ordem econômica, e o fato da escola ter deixado de ser um atrativo, um caminho para ascensão social e econômica. A metodologia de ação consiste em desenvolver trabalhos de Orientação Vocacional e Profissional com os alunos; realizar atendimentos; identificar situações de risco dentre os estudantes; executar ações preventivas junto com o corpo docente; bem como desenvolver ações esclarecedoras para os alunos sobre sexualidade, ética, agressividade, dentre outros temas; promover ações motivacionais para alunos e professores; participar com toda equipe do Pré-Vestibular dos eventos e atividades desenvolvidas; desenvolver trabalho de relações grupais para que a equipe do Teorema possa melhorar suas relações interpessoais. Dessa forma, espera-se contribuir para a democratização do acesso ao Ensino superior combatendo a evasão escolar, o desinteresse pelo estudo, a indisciplina e em casos mais acentuados, a violência velada ou praticada, contribuindo para a transformação da realidade dos estudantes.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

ORTIZ, M. B. E.; TINOCO, R. S.; RODRIGUES, T. A.; GONÇALVES, Y. P.; JASMIM, J. M. ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL COMO MECANISMO DE AMPLIAÇÃO DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES: PERSPECTIVAS E CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL TEOREMA. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 12, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/356. Acesso em: 7 dez. 2024.