ANÁLISE DE SITES EDUCACIONAIS DESTINADOS AO ENSINO DE BIOLOGIA VEGETAL

Autores

  • Denise Dagnino Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Alessandra J. Bicalho Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Ronald dos S. Merlin Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Luana F. de Souza Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Jéssica E. V. Alves Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Luísa R. Bento Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Lynda S. C. Viana Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Maiclley Ferreira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Jan Schripsema Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Palavras-chave:

Ensino de biologia vegetal, Tecnologia, Sites educacionais

Resumo

Na âmbito educacional a internet está presente no cotidiano de alunos e professores, sendo o uso de recursos educacionais digitais uma ferramenta que auxilia o processo ensino-aprendizagem. Porém, é necessário discernimento ao acessar qualquer informação, pois ao mesmo tempo que a internet oferece conteúdo vasto, o grau de confiabilidade dos sites é muito variável. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo inicial avaliar a qualidade das informações contidas em sites destinados ao ensino de Biologia Vegetal. Os autores fizeram uma busca por sites nacionais utilizando palavras chave como: “botânica”, “fotossíntese” e “biologia vegetal”. Foram encontrados cerca de 45 sites educacionais com possibilidade de acesso irrestrito. Desse total, 15 eram governamentais e 30 privados, sendo 3 para o nível fundamental II, 10 para o nível médio, 4 para nível superior e 28 mistos. A qualidade de cada site foi avaliada, utilizando uma ficha estruturada em categorias como: público alvo, clareza de conteúdo, ilustrações, facilidade de acesso, entre outros. Da análise foi concluído que a maioria dos sites apresenta o conteúdo de forma superficial, contendo erros conceituais e muitos não abordam temas centrais de biologia vegetal. Os 18 melhores sites foram selecionados e analisados em maior detalhe quanto à qualidade do conteúdo de fotossíntese. Treze desses sites são governamentais sendo sua principal limitação a dificuldade de acesso e a desatualização relativa à Base Nacional Curricular Comum. Considerando os resultados obtidos, a maior parte dos sites avaliados não são recomendados para o trabalho educacional ou pesquisa, revelando que, apesar de existir ampla oferta de mídia digital que trata das temáticas de biologia vegetal, nenhuma das analisadas apresentou qualidade suficiente. Há, portanto, necessidade urgente de selecionar e disponibilizar de maneira organizada material adequado para apoio de alunos e professores com o objetivo de auxiliar a aprendizagem de conceitos corretos, melhorarando suas perspectivas de futuro.

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

DAGNINO, D.; BICALHO, A. J.; MERLIN, R. dos S.; SOUZA, L. F. de; ALVES, J. E. V.; BENTO, L. R.; VIANA, L. S. C.; FERREIRA, M.; SCHRIPSEMA, J. ANÁLISE DE SITES EDUCACIONAIS DESTINADOS AO ENSINO DE BIOLOGIA VEGETAL. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 12, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/348. Acesso em: 8 dez. 2024.