EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE PORTUGUÊS
UMA PROPOSTA DE ROTEIRO PEDAGÓGICO APLICADO AO PARQUE ECOLÓGICO MATA DA BICA EM FORMOSA-GO
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Multidisciplinaridade, Português, Gêneros TextuaisResumo
O projeto “Curso Livre à distância Educação Ambiental em Formosa, GO: ferramentas para a ação” objetivou elaborar e executar um curso de extensão de caráter inovador e prático, que apresentasse ferramentas didático-pedagógicas motivadoras do trabalho interdisciplinar em Educação Ambiental de professores e futuros professores do município de Formosa (GO). O curso, ministrado na Plataforma Moodle do Instituto Federal Fluminense, de forma auto instruída e à distância, pretendeu, como um de seus resultados, que os participantes incluíssem em seus planejamentos didáticos temáticas da Educação Ambiental vinculadas às questões locais. Nesse sentido, apresenta- se o roteiro pedagógico-ambiental elaborado pela cursista Keila S. Leite, graduanda do curso de Licenciatura em Letras, da Universidade Estadual de Goiás, unidade Formosa. Escolheu-se o Parque Ecológico Mata da Bica (PEMB) como locus para o desenvolvimento da proposta, que visa efetivar a Educação Ambiental de forma multidisciplinar nas escolas de Educação Básica de Formosa e região. O PEMB localiza-se no centro da cidade de Formosa, Goiás e é uma unidade de conservação ambiental, inserida no bioma Cerrado, comportando grande biodiversidade em seus 25,85 hectares. O Parque abriga nascentes que dão origem ao córrego Josefa Gomes, que faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Aplicado ao PEMB com objetivo geral de possibilitar a efetivação da aprendizagem fora do ambiente escolar, o roteiro centra-se no ensino da disciplina de Português, em especial no conteúdo de gêneros e tipos textuais, entendidos como entidades sociodiscursivas essenciais para a prática comunicativa, e nos saberes de outras áreas do conhecimento. Os estudantes serão motivados, após visita à Mata da Bica, à prática de reflexão e de escrita de textos em gêneros e tipos textuais diversos, tendo como temática centralizadora o Parque, sua biodiversidade e importância socioambiental. O roteiro pedagógico possibilitará a sensibilização ambiental e um ensino multidisciplinar para a prática da Educação Ambiental.