O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A PERSPECTIVA LINGUÍSTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Palavras-chave:
Linguística Aplicada, Ciência da Linguagem, Formação de Professores, LetramentosResumo
O presente projeto tem como objetivo apresentar de que forma as práticas de leitura e escrita têm sido promovidas na formação docente, assim como as premissas da Educação Linguística podem favorecer a futura atuação desses docentes. Assim, acreditamos que a compreensão da Educação Linguística na formação inicial de docentes contribuirá para o trabalho escolar com a disciplina Língua Portuguesa nos anos iniciais de escolarização, que em tese aprende-se e adquire-se os primeiros conhecimentos linguísticos que foram sistematizados pela sociedade grafocêntrica. Dessa forma, para isso, o projeto levou um trabalho de formação a respeito dos conhecimentos elencados pela Ciência da Linguagem e Linguística Aplicada para os professores de duas escolas da rede Estadual, da cidade de Campos dos Goytacazes, do estado do Rio de janeiro, que oferecem curso de Formação de Professores à nível Normal Médio. Realizamos encontros com esses futuros professores e também, os docentes regentes. Nossa estratégia consiste, primeiramente, em justificar a necessidade de se avaliar as políticas de ensino de línguas para os docentes em seu processo formativo e propor metodologias e argumentos teóricos para suas práticas pedagógicas na sala de aula. Em resumo, o projeto consiste em uma forma de tonificar o diálogo entre Escola e Universidade, levando conhecimentos científicos para o cotidiano escolar.