NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA – NAP

DESENVOLVIMENTO E ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E CADASTRAMENTO, ACOMPANHAMENTO E ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INCLUÍDOS NO SISTEMA DE ENSINO EM NÍVEIS INFANTIL, BÁSICO, MÉDIO E SUPERIOR DAS ESCOLAS REGULARES DA REGIÃO NORTE E NOROESTE FLUMINENSE

Autores

  • Sergio Luis Cardoso Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Maria Priscila Pessanha de Castro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • C.B.B. Azevedo Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • A.R.A. Siqueira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • A.B.P. Reis Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Carlos Maurício Fontes Vieira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Carolini Klen de Melo Victorino Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • C.R. Neves Jr. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • D.M.N. Sousa Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • F.L. Santos Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Flávia Lopes Barbosa Siqueira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • I.C.R. Pereira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • I.J.G. Souza Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • I.B. Feliciano Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • I.C.G.G. Souza Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • J.C. Cabral Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • K.A. Ribeiro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • L.R. Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • L.S Pessanha Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • L.P.R. Santos Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • L.S. Morais Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • M.C. Nogueira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • M.E.P. Candido Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • M.T.S.R. Cruz Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • M.S. Defanti Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • R.R. Rangel Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • T.B. Campos Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • T.M.S. Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • T.M.S. Ribeiro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Palavras-chave:

Inclusão, Ensino-Aprendizagem, Materiais didáticos

Resumo

A equipe do NAP atua de forma permanente no desenvolvimento e elaboração de materiais didáticos utilizando recursos didáticos e novos recursos tecnológicos para a educação especial. Os métodos de desenvolvimento e produção destes materiais podem variar de acordo com um objetivo geral ou objetivo específico. Utilizamos primariamente uma metodologia comum e aplicada para o desenvolvimento de material didático para alunos com deficiência mental, visual e auditiva e alunos sem deficiência aparente. Posteriormente desenvolvemos metodologias específicas para alunos com deficiência mental, visual e auditiva de forma complementar quando necessário. Em função da carência de materiais com acessibilidade para o ensino-aprendizagem de ciências e matemática, o NAP tem como foco primário, porém não exclusivo, o desenvolvimento de materiais didáticos inclusivos para o ensino de ciências, biologia, química, física e matemática. Dentre os principais recursos tecnológicos que utilizamos estão: computadores, calculadoras especiais, impressoras especiais (texto e Braille), impressoras 3D, programas de tradução texto para Braille e vice-versa; programas para construção de gráficos 3D, gravadores de voz para aulas e livros orais, filmadoras de vídeos para elaboração de vídeos em libras. Os recursos didáticos para ensino de ciências, química, biologia, física e matemática são obtidos por seleção, adaptação e confecção. O processo de seleção é feito por meio dos materiais utilizados atualmente nos cursos de química, biologia, física e matemática e de acordo com as habilidades de cada nível e área definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desde o nível infantil até o nível médio. Dentre as diversas possibilidades são escolhidos os melhores materiais para adaptação conforme a área e ou disciplina. Neste sentido, primeiramente selecionamos alguns livros e definimos os objetos normalmente utilizados para o ensino das disciplinas de ciências, biologia, química, física e matemática. Em cada caso são analisadas as adaptações necessárias que podem tornar o material inclusivo em seu potencial máximo. Muitas vezes notamos a inexistência de materiais que seriam importantes no ensino de ciências, química, biologia, física e matemática de alunos sem deficiência e, o desenvolvimento de materiais inclusivos pode beneficiar de maneira geral o processo de ensino-aprendizagem destas disciplinas.

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

CARDOSO, S. L. .; PRISCILA PESSANHA DE CASTRO, M.; AZEVEDO, C.; SIQUEIRA, A.; REIS, A.; FONTES VIEIRA, C. M. .; KLEN DE MELO VICTORINO, C. .; NEVES JR., C.; SOUSA, D.; SANTOS, F.; LOPES BARBOSA SIQUEIRA, F. .; PEREIRA, I.; SOUZA, I.; FELICIANO, I.; SOUZA, I.; CABRAL, J.; RIBEIRO, K.; SILVA, L.; PESSANHA, L.; SANTOS, L.; MORAIS, L.; NOGUEIRA, M.; CANDIDO, M.; CRUZ, M.; DEFANTI, M.; RANGEL, R.; CAMPOS, T.; SILVA, T.; RIBEIRO, T. NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA – NAP: DESENVOLVIMENTO E ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E CADASTRAMENTO, ACOMPANHAMENTO E ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INCLUÍDOS NO SISTEMA DE ENSINO EM NÍVEIS INFANTIL, BÁSICO, MÉDIO E SUPERIOR DAS ESCOLAS REGULARES DA REGIÃO NORTE E NOROESTE FLUMINENSE. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 12, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/322. Acesso em: 3 jul. 2024.