NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA – NAP
DESENVOLVIMENTO E ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E CADASTRAMENTO, ACOMPANHAMENTO E ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INCLUÍDOS NO SISTEMA DE ENSINO EM NÍVEIS INFANTIL, BÁSICO, MÉDIO E SUPERIOR DAS ESCOLAS REGULARES DA REGIÃO NORTE E NOROESTE FLUMINENSE
Palavras-chave:
Inclusão, Ensino-Aprendizagem, Materiais didáticosResumo
A equipe do NAP atua de forma permanente no desenvolvimento e elaboração de materiais didáticos utilizando recursos didáticos e novos recursos tecnológicos para a educação especial. Os métodos de desenvolvimento e produção destes materiais podem variar de acordo com um objetivo geral ou objetivo específico. Utilizamos primariamente uma metodologia comum e aplicada para o desenvolvimento de material didático para alunos com deficiência mental, visual e auditiva e alunos sem deficiência aparente. Posteriormente desenvolvemos metodologias específicas para alunos com deficiência mental, visual e auditiva de forma complementar quando necessário. Em função da carência de materiais com acessibilidade para o ensino-aprendizagem de ciências e matemática, o NAP tem como foco primário, porém não exclusivo, o desenvolvimento de materiais didáticos inclusivos para o ensino de ciências, biologia, química, física e matemática. Dentre os principais recursos tecnológicos que utilizamos estão: computadores, calculadoras especiais, impressoras especiais (texto e Braille), impressoras 3D, programas de tradução texto para Braille e vice-versa; programas para construção de gráficos 3D, gravadores de voz para aulas e livros orais, filmadoras de vídeos para elaboração de vídeos em libras. Os recursos didáticos para ensino de ciências, química, biologia, física e matemática são obtidos por seleção, adaptação e confecção. O processo de seleção é feito por meio dos materiais utilizados atualmente nos cursos de química, biologia, física e matemática e de acordo com as habilidades de cada nível e área definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desde o nível infantil até o nível médio. Dentre as diversas possibilidades são escolhidos os melhores materiais para adaptação conforme a área e ou disciplina. Neste sentido, primeiramente selecionamos alguns livros e definimos os objetos normalmente utilizados para o ensino das disciplinas de ciências, biologia, química, física e matemática. Em cada caso são analisadas as adaptações necessárias que podem tornar o material inclusivo em seu potencial máximo. Muitas vezes notamos a inexistência de materiais que seriam importantes no ensino de ciências, química, biologia, física e matemática de alunos sem deficiência e, o desenvolvimento de materiais inclusivos pode beneficiar de maneira geral o processo de ensino-aprendizagem destas disciplinas.