NEUROCIÊNCIA, MÚSICA E APRENDIZAGEM
AVALIAÇÃO DO USO DA MÚSICA COMO FERRAMENTA PARA MELHORIA NO DESEMPENHO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ.
Palavras-chave:
Matemática, Linguagem, Estruturação Espaço-Temporal, MusicalizaçãoResumo
O ensino musical é obrigatório em escolas no Brasil desde 2008. Entretanto, a esmagadora maioria das escolas não cumpriu esta meta. Inúmeras evidências publicadas na literatura, fundamentadas pelo conhecimento neurocientífico, mostram que o ensino musical, em especial o ensino para tocar um instrumento musical, pode ser usado eficientemente para aumentar o desempenho acadêmico durante o Ensino Fundamental, em especial em certos aspectos da aprendizagem em linguagem e de matemática. Neste projeto temos quatro objetivos: 1- fazer levantamento do percentual de escolas de ensino fundamental de Campos dos Goytacazes que apresentam alguma forma de ensino musical no seu currículo escolar, 2- realizar um estudo longitudinal visando verificar diferenças no desempenho acadêmico e comportamental em geral em escolas com ou sem ensino de instrumento musical, mas focando em matemática e linguagem, 3- realizar um estudo experimental com crianças da mesma série/faixa etária, comparando o desempenho acadêmico entre grupos que terão aulas sistemáticas de instrumento musical com grupos que não terão (controle), 4- realizar palestras em escolas de ensino fundamental, visando informar o conhecimento neurocientífico vigente sobre o uso da música como ferramenta importante para o aumento do desempenho acadêmico, e com isso estimular o uso efetivo do ensino musical nas escolas.