NEABI BOM JESUS

EDUCAÇÃO, RESISTÊNCIA E MULTICULTURALISMO PARA O FORTALECIMENTO DAS RELAÇÕES SOCIAIS.

Autores

  • Laiza Setime Silva Instituto Federal Fluminense/ Campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Karina Hernandes Neves Instituto Federal Fluminense/ Campus Bom Jesus do Itabapoana

Palavras-chave:

Cultura, Antirracismo, Diálogo, Resistência

Resumo

A despeito de existirem leis que garantam e determinam a abordagem das temáticas indígena e africana nas escolas, sabe-se que há muito a ser feito. As mídias nos apresentam o massacre dos povos indígenas e suas culturas, opressão e racismo explícitos ou velados contra indígenas e negros em nosso país. Por isso, é tão importante que uma escola técnica forme cidadãos e tenha um Núcleo que represente um espaço de resistência, educação e aprendizagem para a melhoria das relações sociais na Instituição e fora dela. O projeto objetiva primordialmente promover a importância da cultura indígena e afro-brasileira na região de Bom Jesus. Além disso, é fundamental fomentar discussões que contribuam para a construção da cidadania. É imprescindível estabelecer um diálogo entre os alunos do campus e a comunidade e externa, além da interação inter-campi, que se efetiva através da realização de eventos abertos à comunidade, como o já realizado Abril Indígena 2020, além do Novembro Negro 2020 (em fase de organização). Ademais, é importante abordar esses temas não apenas na comunidade interna como também na externa, a fim de que o Campus seja reconhecido como um centro de divulgação das culturas afro-brasileira e indígena, bem como um lugar de luta contra todo tipo de preconceito. Assim, poder-se-á colocar em prática os princípios de cidadania necessários à constituição de uma sociedade melhor. Utilizando-se das redes sociais, abrangem-se os alunos do Instituto e da comunidade. Estabelece o diálogo entre diversas áreas do conhecimento no Campus: Literatura (com parceria com os projetos Sarau do IFF e Café com Letras), História (Parceria com o Centro de Memória), Artes (parceria com o Projeto Quartas Musicais), Sociologia etc.. Afinal, a concepção pedagógica que impera atualmente sobre a formação do técnico é de que o mesmo deve saber fazer, mas principalmente deve saber pensar!

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

SILVA, L. S.; NEVES, K. H. NEABI BOM JESUS: EDUCAÇÃO, RESISTÊNCIA E MULTICULTURALISMO PARA O FORTALECIMENTO DAS RELAÇÕES SOCIAIS. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 12, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/269. Acesso em: 3 jul. 2024.