MÉTODO STEAM
DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E FÍSICA
Palavras-chave:
Capacitação de Professores, MNPEF, Ciências, FísicaResumo
O trabalho apresenta os resultados da realização de um curso de capacitação inicial e continuada para professores sobre o Método STEAM com aplicação ao ensino de Ciências e Física. Os dados deste trabalho fazem parte da implementação de um curso no âmbito do projeto de extensão intitulado “Capacitação de professores do ensino médio e fundamental na área de Ciências e Física”. Este prevê o desenvolvimento e aplicação de cursos/minicursos bem como a elaboração de materiais didáticos para a implementação nas atividades de capacitação ofertadas pelo Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) do IFFluminense. Com foco no Método STEAM, foram elaboradas cinco sequências didáticas, cujos temas foram Gases, Magnetismo e Termodinâmica. O curso contou com aproximadamente 50 inscritos e destes, em torno de 20 concluíram. Ressalta-se que o curso era previsto na forma presencial, mas foi, nesse tempo imposto pela pandemia COVID-19, realizado na modalidade de Ensino à Distância (EAD). Todas as atividades tiveram o apoio da Plataforma Google Classroom. Foi criado um site, que pode ser acessado em: https://iffmnpef.wixsite.com/mnpefiff, para divulgação da inscrição e dos materiais provenientes do curso. Como forma de proporcionar diretrizes aos participantes do curso, foi elaborado um material complementar com instruções básicas de utilização da referida plataforma. Pelo trabalho foi possível identificar o Método STEAM como uma estratégia interessante para ser desenvolvida em sala de aula, além disso, foi possível identificar o Google Classroom como uma possibilidade eficiente e acessível para a promoção do curso proposto, bem como a visível contribuição na formação docente.