MEMÓRIA E PATRIMÔNIO ESCOLAR

DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO EDUCATIVO

Autores

  • Anderton Nascimento Amorim Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Catarina Pontes Rosa Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Dayane da Silva Santos Altoé Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Maria Eduarda Barreto Rangel Ribeiro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Pedro Otávio Motta de Oliveira Pinto Cavalcante Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Silvia Alicia Martínez Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Palavras-chave:

Patrimônio Escolar, Memória, História da Educação

Resumo

Os trabalhos mais contemporâneos que se vinculam à história da educação têm tentado, entre outras expectativas, desvendar a chamada “caixa preta” da escola (MARTÍNEZ; 2005). Nesse contexto, os historiadores e pesquisadores voltam cada vez mais suas atenções para os registros produzidos pelas escolas, sejam pedagógicos ou administrativos, ganhando relevância os arquivos escolares. Ao reconhecer tal importância, desde 2002, o projeto Memória e patrimônio escolar: preservação do patrimônio histórico educativo e divulgação do conhecimento tem como objetivos a preservação de arquivos escolares; a ampliação do diálogo e a realização de intervenções junto às comunidades escolares para o conhecimento e a valorização de seu patrimônio histórico educativo. Primeiramente, se retomaram as atividades de conservação do Arquivo Histórico do Liceu de Humanidades de Campos, fundado na década de 1980. Após mais de uma década de um trabalho ininterrupto, as ações do projeto voltaram-se também à implementação do arquivo histórico Colégio Estadual Nilo Peçanha que, por cinquenta anos, ofertou cursos de educação pós primária em prol da profissionalização feminina. Durante esse tempo, as atividades se dividiram entre iniciativas de conservação preventiva; realização de exposições e participações em eventos acadêmicos e culturais, a fim, não só de sensibilizar as comunidades escolares, como tornar públicos os acervos dos arquivos. Surpreendida pela pandemia, a equipe do projeto teve que (re) significar sua atuação. Portanto, passou a ter encontros semanais via aplicativo Google Meet, registrados em Ata, para discutir leituras ligadas à arquivologia, assim como refletir sobre a trajetória do projeto. Além disso, foi intensificada a divulgação das atividades do projeto e temáticas afins por meio das redes sociais. Finalmente, apesar de quase duas décadas de atuação, torna-se ainda imprescindível o estabelecimento de uma Comunicação, no sentido freiriano, em que tanto a equipe do projeto quanto as comunidades escolares sejam produtores das histórias e memórias educativas.

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

AMORIM, A. N. .; ROSA, C. P. .; ALTOÉ, D. da S. S. .; RIBEIRO, M. E. B. R.; CAVALCANTE, P. O. M. de O. P. .; MARTÍNEZ, S. A. . MEMÓRIA E PATRIMÔNIO ESCOLAR: DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO EDUCATIVO. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 12, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/251. Acesso em: 26 dez. 2024.