JORNAL NA ESCOLA

UM INSTRUMENTO DE INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL DE ESTUDANTES

Autores

  • Cássia Vitória Gomes da Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense
  • Érica Nascimento Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense

Palavras-chave:

Jornal na Escola, Leitura, Escrita, Criatividade

Resumo

O projeto Jornal na Escola projeto tem como objetivo desenvolver a capacidade de leitura, síntese e interpretação dos alunos, elaborando um saber multidisciplinar por intermédio da produção do jornal escolar. Pretende-se explorar questões culturais e temas transversais, considerando pesquisas, projetos e eventos desenvolvidos tanto no IFF, quanto na comunidade de Quissamã e adjacências. O jornal escolar pretende, assim, ser um instrumento de interação entre as disciplinas, professores e alunos, a partir dos conteúdos desenvolvidos na escola, a fim de incentivar uma interpretação baseada em um pensamento crítico-reflexivo. Além disso, este projeto busca incentivar a criatividade do estudante para a elaboração de textos literários através de espaços no jornal destinados a este tipo de produção. Dessa forma, o projeto tem como proposta principal a contribuição no desenvolvimento de aspectos relacionados ao letramento dos estudantes, uma vez que tem como foco o incentivo à leitura e escrita de diferentes gêneros textuais a partir de uma mídia em que os alunos serão os criadores de discursos científicos, jornalísticos ou literários. O projeto do jornal, intitulado “IFF Quissamã Notícias”, sofreu uma série de dificuldades de execução de ações que estavam previstas no seu planejamento inicial em função do isolamento social e do período de suspensão do calendário do IFF. Por conta disso, houve apenas uma edição do jornal e contou apenas com a participação de materiais de membros da comunidade interna ao IFF, desde alunos a professores. Apesar disso, a primeira edição apresentou diferentes contribuições, tais como resenhas de críticas ao contexto social de suspensão das aulas presenciais, resenhas de livros, conto, poemas, mensagens de incentivo do momento difícil em meio à pandemia e ilustrações. Pode-se dizer, por isso, que o objetivo de fazer do jornal um instrumento de exposição de ideias foi alcançado, ainda que não em sua totalidade.

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

SILVA, C. V. G. da; SILVA, Érica N. . JORNAL NA ESCOLA: UM INSTRUMENTO DE INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL DE ESTUDANTES. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 12, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/242. Acesso em: 3 jul. 2024.