Apoio a ALQUALIS JR. – Empresa Junior do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos do campus Bom Jesus do Itabapoana – IF Fluminense

Autores

  • Daniel Saraiva Lopes Instituto Federal Fluminense - IFF
  • Álisson Balbino Corrêa Instituto Federal Fluminense - IFF
  • Hilton Lopes Galvão Instituto Federal Fluminense - IFF

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Tecnologia, Extensão

Resumo

A AlQualis Jr. é uma empresa júnior fundada pelos estudantes do curso superior de Ciência e Tecnologia de Alimentos do IF Fluminense – Campus Bom Jesus do Itabapoana em consonância com a Lei Federal No 13.267 de 6 de abril de 2016. A AlQualis Jr. tem como objetivo proporcionar aos seus associados desenvolverem atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais, e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos. Durante o ano de 2021, foram elaborados os planos acadêmicos e apresentados ao colegiado do curso com consequente aprovação. Realizou- se reuniões com instituições parceiras para convergência de ações no atendimento das comunidades regionais, sendo assinado protocolo de intenções com a EMATER-RIO e encaminhado formalização de cooperação técnica com o INCAPER – ES. Após contato com o SEBRAE-RIO, foram realizadas diligências no escritório de contabilidade para preparar documentos necessários para credenciamento da AlQualis Jr. em Edital para SEBRAETEC. Em relação ao apoio ao projeto de cadeia de cafeicultura, a AlQualis, através de sua equipe, tem realizado uma série de treinamentos para avaliação física e sensorial de café, e também, com prestação de serviços no que tange a torração de café. Além do laboratório de qualidade de café, estão sendo desenvolvidos uma série de atividades, como o Programa de Educação Ambiental, em que a previsão de término é em dezembro de 2021. Vale ressaltar as precauções sanitárias estão sendo tomadas em relação ao COVID-19. A AlQualis Jr pretende se consolidar como referência na área de alimentos na região noroeste fluminense e sul capixaba.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

SARAIVA LOPES, D. .; BALBINO CORRÊA, Álisson .; LOPES GALVÃO, H. Apoio a ALQUALIS JR. – Empresa Junior do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos do campus Bom Jesus do Itabapoana – IF Fluminense. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/1522. Acesso em: 20 abr. 2024.