Educação em saúde virtual como proposta do cuidado em saúde
uma contribuição fenomenológica
Palavras-chave:
Educação em Saúde, Cuidado, Plataforma DigitalResumo
O distanciamento social como medida ao enfrentamento da pandemia, trouxe uma reorganização do cuidado em saúde. Graças à tecnologia, via plataforma digital foi possível reformular a oportunidade do encontro do usuário com conhecimento em saúde. Adotou-se como objetivo compreender a percepção do ser sobre a educação em saúde virtual como cuidado. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo fenomenológico. Inicialmente, foi criado um canal de comunicabilidade através da plataforma digital “Instagram” denominado como EDUCA.SAÚDE.IFF e um cronograma com temáticas. De novembro de 2020 até agosto de 2021, com o estudo e construção de conteúdo digital dos temas eleitos, o perfil foi alimentado com postagens semanais e incrementado por encontros síncronos com profissionais especializados nos assuntos em saúde. Ao término de cada encontro, foi lançada a pergunta: "Vocês entendem a educação em saúde por esse perfil como uma forma de cuidado?". Os seguidores espontaneamente manifestaram através de linguagem escrita ao canal, sendo coletado 12 discursos, quando se percebeu a saturação dos dados apreendidos. Desvelam-se duas categorias: o “mundo-da-educação-em-saúde-virtual” como sinônimo de cuidado, o “mundo-da- educação-em-saúde-virtual” como princípio do saber para o cuidado em saúde. Educar em saúde via plataforma digital encurta distâncias e desperta no outro o autocuidado. O saber saúde capacita e emancipa o ser no cuidado de si e do outro a partir do conhecimento apreendido. O perfil contou com um aumento do quantitativo dos seguidores e envolvimento nos encontros síncronos, o que concretiza o caráter extensivo da proposta do educar para cuidar em saúde de forma virtual. A educação em saúde virtual surge como uma alternativa do cuidar em saúde frente o advento da pandemia ao difundir o saber saúde a fim de emancipar o ser no cuidado de si e do outro.