Introdução de novas tecnologias na cadeia produtiva do morango para preservação de qualidade e aumento do tempo de armazenamento e comercialização dos frutos

Autores

  • Keslley Cardozo Bicalho Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Eder Dutra de Resende Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Palavras-chave:

Controle microbiano, Pimenta rosa, Validade comercial, Morango

Resumo

O morango é um fruto muito consumido no mundo devido às suas características de suculência, cor, textura e sabor. Ele é altamente perecível devido à ocorrência de contaminações causadas por microrganismos, principalmente pela ocorrência do fungo Botrytis cinérea (mofo cinzento). Com o intuito de controlar o crescimento do fungo, este projeto desenvolveu um revestimento ativo à base de amido de mandioca (4,7%) contendo óleo essencial de Pimenta Rosa (Schinus terebinthifoliun Raddi) (OPr), planta esta reconhecida na literatura com propriedades antimicrobianas, e amplamente distribuída na região Norte Fluminense. Fez-se então a incorporação de 2,7% no revestimento a base de amido de mandioca, e sua aplicação por imersão dos morangos na solução de revestimento. Verificou-se que o revestimento contendo 2,7% de OPr proporcionou um aumento de 11 dias na validade comercial dos morangos, sem ocorrência de fungos. O revestimento contendo 4,7% de amido e 2,7% OPr apresentou 99,89% de eficiência de recobrimento, formando uma barreira eficiente contra a penetração do fungo no fruto. Observou-se também uma menor perda de massa dos frutos indicando que o óleo auxilia como barreira de perda de umidade. O trabalho está em fase de desenvolvimento de um extrator de óleo para uso na casa de embalagem da propriedade rural.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

CARDOZO BICALHO, K. .; DUTRA DE RESENDE, E. . Introdução de novas tecnologias na cadeia produtiva do morango para preservação de qualidade e aumento do tempo de armazenamento e comercialização dos frutos. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/1492. Acesso em: 25 abr. 2024.