Levantamento da qualidade da água das residências dos alunos da Escola Municipal José do Patrocínio, Campos dos Goytacazes, RJ.

Autores

  • Isabela Salles Foryta Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • João Marvila Neto Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Jorge Hudson Petretski Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Nalinea de Lima Martins Muniz Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Ryane de Oliveira Gomes Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Thomas Zacarone Afonso Guimarães Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Palavras-chave:

Saúde, Meio ambiente, Água

Resumo

No Brasil cerca de 30% da população abastece-se de água proveniente de fontes inseguras. Um levantamento preliminar, realizado com os estudantes da Escola Municipal José do Patrocínio, no bairro da Penha em Campos dos Goytacazes-RJ, indicou que 24% das residências dos alunos é abastecida com água proveniente de poços rasos (Fig. 1). Em pesquisa realizada pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) 72% dos poços estavam em condição inadequada para consumo humano (Figuras 2.A e 2.B). Esses dados indicam que quase 20% da população pode estar utilizando água de baixa qualidade em Campos dos Goytacazes. Infelizmente, a população mais afetada é a população de baixa renda e que não tem acesso ao sistema de distribuição de água tratada.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

SALLES FORYTA, I.; MARVILA NETO, J.; HUDSON PETRETSKI, J.; LIMA MARTINS MUNIZ, N. de; OLIVEIRA GOMES, R. de; ZACARONE AFONSO GUIMARÃES, T. Levantamento da qualidade da água das residências dos alunos da Escola Municipal José do Patrocínio, Campos dos Goytacazes, RJ. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/1491. Acesso em: 18 abr. 2024.