Mobilização do trabalho coletivo para uma prática educativa ao controle efetivo do molusco Achatina Fulica no município de Apiacá-ES

Autores

  • Lara Pereira de Souza Martins Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Jonathas Corrêa Botelho Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Maria Vitória Lamóglia Bastos Ferreira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Suély Gomes da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Marcela Costa e Silva Lombardi Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Izabela de Queiroz Pontes Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Clóvis de Paula Santos Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Palavras-chave:

Achatina fulica, Caramujo africano, Controle

Resumo

Achatina fulica é molusco invasor originário do leste da África popularmente conhecido como caramujo africano (CA) e que pode ocasionar problemas ao ambiente, agricultura e saúde humana. O projeto em andamento desde 2019 no município de Apicá-ES, possui identidade educativa e tem o objetivo de instruir a população para controlar a proliferação destes na comunidade, utilizando metodologias qualitativas como: questionários epidemiológicos, curso de capacitação, cartilhas informativas e mídias digitais para difusão das informações relativas ao CA. E metodologias quantitativas, quando baseadas em dados coletados anteriormente e posteriormente às informaões disseminadas na comunidade. Após bons resultados em curso inicial de capacitação direcionado aos agentes de saúde realizados presencialmente, houve melhoria na percepção dos conhecimentos e atitudes diante a este molusco. Entre a população amostrada, 80% disse conhecer zoonose contudo, não souberam exemplificar mas se prontificaram a ajudar no controle do CA porém não sabiam como. Diante a pandemia da COVID-19, as atividades presenciais na comunidade foram adiadas e centradas no Facebook e Instagram. Vídeos educativos foram produzidos, questionários interativos e e-book gratuito. Dois experimentos foram adaptados: (1) armadilhas atrativas acompanhadas por 9 dias avaliando preferencia e horário de maior atividade dos CA. Observou-se preferência em determinado tratamento nas armadilhas e um horário de maior atividade dos moluscos. (2) látex da planta vulgarmente chamada “coroa de Cristo” (Euphorbia milii var. Splendens), no qual o resultado demonstrou estresse dos moluscos na concentração utilizada. Ademais, o registro fotográfico da ave Aramus guaraúna predando o CA foi feito. Após palestra para alunos do Ensino Fundametal, questionário online foi aplicado, com a finalidade de coletar informações posteriores aos conhecimentos difundidos na comunidade escolar. Cursos online direcionados aos agentes de saúde e publicação do E-book estão previstos. Espera-se a partir deste trabalho com informações adequadas reduzir os impactos provocados por este organismo invasor no município de Apiacá-ES.

Biografia do Autor

Lara Pereira de Souza Martins, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

UENF, LBCT, Ciências Biológicas

Jonathas Corrêa Botelho, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

UENF, LBCT, Ciências Biológicas

Maria Vitória Lamóglia Bastos Ferreira, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

UENF, LBCT, Ciências Biológicas

Suély Gomes da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

UENF, LBCT, Ciências Biológicas

Marcela Costa e Silva Lombardi, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

UENF, LBCT, Ciências Biológicas

Izabela de Queiroz Pontes, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

UENF, LBCT, Ciências Biológicas

Clóvis de Paula Santos, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

UENF, LBCT, Ciências Biológicas

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

PEREIRA DE SOUZA MARTINS, L.; CORRÊA BOTELHO, J.; LAMÓGLIA BASTOS FERREIRA, M. V.; GOMES DA SILVA, S.; COSTA E SILVA LOMBARDI, M.; QUEIROZ PONTES, I. de; PAULA SANTOS, C. de. Mobilização do trabalho coletivo para uma prática educativa ao controle efetivo do molusco Achatina Fulica no município de Apiacá-ES. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/1490. Acesso em: 26 abr. 2024.