Acolhimento psicológico a estudantes universitários
aspectos psicológicos e cognitivos no contexto do ensino remoto
Palavras-chave:
Saúde Mental, Universitários, Ensino RemotoResumo
Com o avanço da disseminação do vírus SARS-CoV-2 pelo mundo a partir de 2019, a Organização Mundial da Saúde em março do ano seguinte declarou que se tratava de uma situação de pandemia. Com o cenário de altos números de infecção e óbitos em decorrência da covid-19, medidas sanitárias e o isolamento social, precisaram ser inseridos na rotina da sociedade. Desse modo, as atividades educativas presenciais foram interrompidas e houve uma adaptação para o ensino remoto. Para além das consequências biofísicas, a mudança repentina de rotina e o isolamento causam impacto na saúde mental dos indivíduos. Assim sendo, o presente estudo teve como objetivo realizar acolhimento psicológico com um grupo de estudantes universitários de diferentes faixas etárias. Através de um questionário sociodemográfico online, seguido por um roteiro de entrevista clínica eram levantadas informações a cerca das principais queixas psicológicos dos estudantes e as possíveis alterações de memória, atenção e aprendizagem, ocasionadas pela pandemia. Após a coleta de dados, construíamos junto aos supervisores o planejamento para os acolhimentos seguintes de cada aluno e desenvolvíamos planos adaptados à realidade de cada um para que incluíssem na sua rotina, de modo que, a queixa principal pudesse ser minimizada. Estudos internacionais e no território brasileiro indicam um aumento da prevalência de sofrimento psíquico em estudantes universitários no período pandêmico quando comparada ao período anterior. Demonstram ainda às consequências psicológicas da Covid-19 nesta população específica. Esses resultados alertam para importância de desenvolver ações em saúde mental e possibilitar estratégias de enfrentamento para essa população. Os dados obtidos até o momento do presente estudo apontam para a importância de ampliar a oferta de acolhimento psicológico aos discentes e desenvolver ações de conscientização da comunidade acadêmica, de modo que possamos ofertar a escuta para os docentes e técnicos que também são atravessados pelas medidas de isolamento.