A influência da prática de artes marciais na saúde física e mental da comunidade estudantil de Campos-RJ – Defesa Pessoal e Pilates

Autores

  • Luisa Provenzano Santos Moura Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Bruna da Silva Ferreira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Marina Satika Suzuki Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Paulo César de Almeida Maia Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Maira Quitete Ribeiro Pereira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • César Pinudo Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Palavras-chave:

Defesa Pessoal, Pilates, Autoestima, Qualidade de Vida

Resumo

Este projeto tem como objetivo analisar o impacto da prática de atividades esportivas no aprimoramento físico e mental para a melhoria da qualidade de vida e bem estar da comunidade estudantil de Campos – RJ, utilizando o Pilates e a Defesa Pessoal. O Pilates possui seus princípios baseados no controle e na conexão entre corpo e mente, para o fortalecimento físico e psicológico. Já a autodefesa permeia a história humana vez que defender-se faz parte instintivamente da natureza do ser humano, e quando essa se alimenta de filosofias e técnicas de diversas artes marciais, essa prática de torna uma ferramenta valiosa para promoção da autoestima e confiança. Em função do isolamento social, não foi possível analisar de forma prática os parâmetros físicos e psicológicos dos participantes. Fez-se necessário a busca por alternativas remotas para dar andamento ao trabalho. Além do desenvolvimento de uma identidade visual para o projeto, criou-se um perfil no Instagram para a divulgação de conteúdos e para ambientar o público-alvo com as modalidades. Também foi realizada uma pesquisa de forma remota a fim de observar de que forma as pessoas avaliam sua saúde e qualidade de vida, medir o impacto do isolamento social no desenvolvimento das atividades físicas e traçar um panorama analisando de que forma a modalidade foi afetada em relação ao número de adeptos e os efeitos causados na autoestima e qualidade de vida. A despeito da queda significativa nas atividades físicas rotineiras e a percepção de piora na qualidade de vida (~79% dos respondentes), os resultados evidenciam que aqueles que praticavam as modalidades tenderam a apresentar melhor manutenção na qualidade de vida e autoestima durante o isolamento social (68% dos praticantes registraram pouco ou nenhum impacto, contra 22% dos não praticantes). Desta forma, destaca-se a importância das atividades físicas para a melhoria e manutenção da qualidade e vida, saúde e autoestima dos indivíduos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

PROVENZANO SANTOS MOURA, L.; SILVA FERREIRA, B. da; SATIKA SUZUKI, M.; ALMEIDA MAIA, P. C. de; QUITETE RIBEIRO PEREIRA, M.; PINUDO, C. A influência da prática de artes marciais na saúde física e mental da comunidade estudantil de Campos-RJ – Defesa Pessoal e Pilates. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/1488. Acesso em: 26 abr. 2024.