Trabalhando os conceitos de bem-estar animal, guarda responsável e zoonoses na educação infantil e no ensino fundamental para a educação em saúde pública
Palavras-chave:
Bem-estar animal, Guarda responsável, Zoonoses, Forma remotaResumo
As crianças, principalmente em idade escolar, possuem grande potencial para aprender novos conceitos e incorporá-los no seu dia-a-dia, o que permite desenvolver projetos educativos na área da saúde pública. Dentro deste contexto, temas sobre bem-estar animal, guarda responsável e zoonoses tornam-se de grande relevância. Objetivou-se neste projeto a divulgação destes temas de forma acessível às crianças/adolescentes e professores pela disponibilização de conteúdo de forma remota. Foi utilizada como metodologia a abertura de páginas nas redes sociais com informações do projeto; preparação e postagens de material informativo/vídeos curtos sobre os temas abordados (cinco liberdades: livre de: fome e sede; desconforto; medo e estresse; dor, lesões e doenças; para expressar seu comportamento normal), guarda responsável e zoonoses no formato web para as redes sociais Facebook, Instagram e Youtube para crianças/adolescentes e professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Com o objetivo de ampliar a área de atuação principalmente do público alvo está sendo articulada a sua inclusão do material produzido em plataformas de educação remota das escolas da região. Os resultados obtidos na página do Facebook foram: 191 seguidores, 187 curtidas e 482 pessoas alcançadas. Em relação ao material informativo sobre: as liberdades, guarda responsável e zoonoses obtivemos 52 curtidas, 106 engajamentos e 1.460 pessoas alcançadas. No que se refere aos vídeos sobre as liberdades e guarda responsável obtivemos 60 curtidas, 230 engajamentos e 1.063 pessoas alcançadas. No Instagram obtivemos 170 seguidores, 70 visualizações do material informativo, 469 visualizações e 103 curtidas dos vídeos. No Youtube o projeto possui 17 seguidores, 37 curtidas e 169 visualizações dos vídeos. Podemos concluir que as atividades remotas tornam-se uma ferramenta bastante fecunda a divulgação de conteúdos sobre o tema, porém, compreende-se que, para atingir, principalmente, as crianças ainda é necessário incluir este material nas plataformas de educação remota oficiais.