Inclusão de ações do serviço social nos projetos de castração de cães e gatos realizados no Hospital Veterinário da Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Autores

  • Edmundo Jorge Abílio Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Francyelle Manhães da Silva Batista Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Érika de Souza Lyrio Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Gilda Serafim da Rosa Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Rosemiria Isidoro Rodrigues Maciel Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Palavras-chave:

Esterilização Cirúrgica, Ação Social, Animais Errantes

Resumo

Com o crescente aumento de famílias possuintes de cães e gatos nos últimos anos aumentou também a incidência de abandonos de animais nas ruas das grandes cidades. Uma forma de amenizar essa situação é pela esterilização desses animais evitando possíveis crias indesejáveis e animais errantes que não terão a oportunidade de um bem estar adequado durante sua vida e acabarão sendo potentes focos de propagação de zoonoses. Este projeto tem por objetivo auxiliar na castração dos animais no Hospital Veterinário da UENF, educando assim alunos na aproximação com o tutor e na troca de informações válidas para o melhor cuidado para com o seu animal, além do suporte junto com a equipe cirúrgica. Durante o período de 2021 boa parte das atividades foram remotas com postagem via instagram (@projetocastracaouenf) , retornando ao atendimento presencial no mês de Setembro de 2021 com a castração de 8 animais durante esse período. O projeto consegue adequar o aluno com a rotina veterinária auxiliando para a sua formação profissional além de contribuir para ajudar a melhorar o atual cenário de campos em relação ao abandono animal.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

ABÍLIO, E. J.; MANHÃES DA SILVA BATISTA, F.; SOUZA LYRIO, Érika de; SERAFIM DA ROSA, G.; ISIDORO RODRIGUES MACIEL, R. Inclusão de ações do serviço social nos projetos de castração de cães e gatos realizados no Hospital Veterinário da Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/1474. Acesso em: 19 abr. 2024.