A promoção da acessibilidade em neuropsicologia através das redes sociais
Palavras-chave:
Neuropsicologia, Acessibilidade, InstagramResumo
A neuropsicologia é muito recente na psicologia brasileira, ao surgir como especialização somente em 2004. A promoção de um acesso descomplicado a neuropsicologia é importante devido à complexidade de informações que ela possui e da escassez com que são oferecidas aos cursos superiores, pois, além de atuais, muitas especializações da área são pagas. Portanto, fez-se necessário buscar formas de tornar a neuropsicologia mais compreensível, também com relação a sua aplicabilidade. Com foco em futuros psicólogos e psicólogos já formados, o projeto procura oferecer o conhecimento das neurociências em uma linguagem adaptada para seu público. Tendo em mente que a comunicação virtual é a mais segura durante o momento pandêmico, o seguinte método foi utilizado: unindo costumes habituais dos mais jovens ao uso de redes sociais e a neuropsicologia, foi criado um perfil de linguagem de fácil acesso e com conteúdos diversos na área da cognição. Assim, 1) são propostos temas atuais e de interesse do público alvo, visando promover e facilitar a inclusão, 2) a equipe seleciona instrumentos de base para as publicações que desejam, sendo artigos científicos, materiais e/ou artes que possuam correlação com os temas e 3) os posts são formulados para serem descontraídos e se adaptarem a rede social escolhida, buscando serem informativos e com base científica. É possível notar o acolhimento do público ao projeto com o aumento do alcance do perfil e das interações. Nota-se, contudo, a necessidade da continuidade de atividades que proponham a acessibilidade a neuropsicologia, visto que, a vastidão apresentada pela mesma é identificada frequentemente e tem muito ainda a ser conhecido.