Aspectos produtivos da cultura do lúpulo em pequenas propriedades do Norte Fluminense e aplicação de novas metodologias para o crescimento e produtividade

Autores

  • Larissa Crisostomo de Souza Barcellos Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Silas Magno Medeiros Garonce Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Rosana Maria dos Santos Nani de Miranda Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Késia Dias dos Santos Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Diesily de Andrade Neves Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Claudio Martins de Almeida Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Anne Reis Santos Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • João Vitor Paravidini de Souza Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Thalita Lírio do Nascimento Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Amanda Lúcia Pereira Machado da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Guilherme Augusto Rodrigues de Souza Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Wallace de Paula Bernado Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Laísa Zanelato Correia Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Danilo Força Baroni Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Eliemar Campostrini Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Palavras-chave:

Humulus lupulus L., Instagram, Cartilhas

Resumo

O lúpulo (Humulus lupulus L.) é uma planta milenar e de grande importância econômica na indústria cervejeira, seu cultivo cresce com o passar dos anos, devido ao aumento de cervejarias artesanais. O trabalho visa aprofundar os conhecimentos sobre a cultura na região Norte Fluminense no estado do Rio de Janeiro (RJ), e assim auxiliar produtores pioneiros na tecnologia de produção. Com a continuidade do projeto em momento pandêmico, foi elaborada uma página no Instagram (@ecophysiology.of.hops_uenf), que alcançou não somente os produtores do RJ, mas também, das Regiões Sul, outros estados do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país, bem como o Distrito Federal. Nesta página, foram apresentadas 12 cartilhas contendo informes sobre a espécie e o cultivo. Juntamente, no primeiro ciclo da cultura de um lupulal localizado em São Francisco do Itabapoana (SFI), o projeto desenvolveu um acompanhamento quinzenal das atividades rotineiras. Um dos manejos implementados pelo produtor, foi o uso de camalhões nas linhas de plantio, permitindo que a cultura fique acima do nível do solo. No mês de março fortes chuvas atingiram o lupulal, e, o uso destes camalhões foi efetivo para as plantas escaparem da condição de hipoxia do solo. Assim como alguns informes abordados nas cartilhas, foram acompanhados alguns manejos que o produtor conduziu no plantio, como exemplo a irrigação por gotejamento, tutoramento das plantas em “V”, realização da poda pós-colheita e uniformização de produção no lupulal, bem como a florada referente ao primeiro ciclo de algumas cultivares foram destinadas à análise de teores (α-ácidos, β-ácidos e óleos essenciais totais). Por meio destas informações, o material técnico foi divulgado de forma remota pelo projeto, alcançando produtores em nível nacional. Durante o primeiro ciclo da cultura, o lupulal em SFI teve técnicas de manejos, os quais foram obtidas por meio da divulgação em cartilhas apresentadas pelo projeto.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

CRISOSTOMO DE SOUZA BARCELLOS, L. .; MEDEIROS GARONCE, S. M. .; SANTOS NANI DE MIRANDA, R. M. dos .; DIAS DOS SANTOS, K. .; ANDRADE NEVES, D. de .; MARTINS DE ALMEIDA, C. .; REIS SANTOS, A. .; PARAVIDINI DE SOUZA, J. V. .; LÍRIO DO NASCIMENTO, T. .; PEREIRA MACHADO DA SILVA, A. L. .; RODRIGUES DE SOUZA, G. A. .; PAULA BERNADO, W. de .; ZANELATO CORREIA, L. .; FORÇA BARONI, D. .; CAMPOSTRINI, E. . Aspectos produtivos da cultura do lúpulo em pequenas propriedades do Norte Fluminense e aplicação de novas metodologias para o crescimento e produtividade. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/1441. Acesso em: 26 abr. 2024.