Custo de produção da silagem de milho

gestão e tomada de decisão com base em zootecnia de precisão consoante à escala do empreendimento pecuário gerido pela família rural fluminense

Autores

  • Vítor Sales Corrêa Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Nardele Moreno Rohen Júnior Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Jhone Gleison de Oliveira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Marcos Augusto dos Reis Nogueira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Leonardo Viana da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Ricardo Augusto Mendonça Vieira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Palavras-chave:

Silagem de milho, Custo de produção e agricultura familiar.

Resumo

Com os efeitos da oscilação estacional na disponibilidade e na qualidade das pastagens no país, a adoção de estratégias para suplementação de volumoso é importante não somente para aumentar a oferta, mas também a qualidade do volumoso ofertado, o que possibilita melhor desempenho na produção animal. Dentre as opções, a silagem de milho se destaca no cenário nacional pelo fato de o milho apresentar grande produtividade de matéria seca, boa composição química, aceitabilidade pelos animais e digestibilidade dos nutrientes. Porém, a adoção de tecnologias, como a ensilagem, se feita de forma inadequada, pode comprometer a eficiência dos sistemas, a economicidade dos investimentos e sua produtividade. Desta forma, o planejamento, o controle e a gestão do sistema produtivo exercem papéis importantes na busca pela racionalização do uso de recursos, redução de custos, aumento na escala de produção e na produtividade. Serão avaliados os dados referentes ao preparo de solo, custo de oportunidade da terra, custo de arrendamento da terra, insumos, adubos e corretivos, maquinário, sementes e mão-de-obra operacional e de supervisão em uma propriedade familiar localizada no município de Cantagalo (RJ), durante o período entre Junho de 2021 a Maio de 2022. Os dados de campo serão lançados em planilha eletrônica para a realização das estimativas acerca do desempenho financeiro e econômico na produção de silagem de milho. O procedimento geral para análise da rentabilidade será estabelecido com base na determinação da relação entre a margem bruta e os custos operacionais. Por seu turno, a viabilidade econômica será estimada por meio do cálculo do valor presente líquido (VPL) e da taxa interna de retorno (TIR). Contudo, espera-se destacar os pontos fortes e os possíveis pontos a serem melhorados em toda cadeia produtiva visando atuar de maneira estratégica no aumento da eficiência e consequentemente na produtividade da silagem de milho.

Downloads

Publicado

2022-07-08

Como Citar

SALES CORRÊA, V. .; MORENO ROHEN JÚNIOR, N. .; OLIVEIRA, J. G. de .; REIS NOGUEIRA, M. A. dos .; VIANA DA SILVA, L. .; MENDONÇA VIEIRA, R. A. . Custo de produção da silagem de milho: gestão e tomada de decisão com base em zootecnia de precisão consoante à escala do empreendimento pecuário gerido pela família rural fluminense. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/1440. Acesso em: 29 mar. 2024.